As atividades desenvolvidas pelos catadores de materiais recicláveis diferenciam-se das demais profissões em decorrência de motivos que abrangem a saúde precária, habitação inadequada, localizada geralmente em local com infraestrutura básica precária ou inexistente, e local de trabalho com materiais que podem estar contaminados por vários agentes, havendo pouco preparo e formação profissional da mão de obra para lidar com os riscos ocupacionais. Assim, o presente estudo objetivou construir uma tecnologia educacional, do tipo cartilha educativa, para promoção da saúde de catadores de materiais recicláveis. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em novembro de 2018, por meio das etapas: levantamento de artigos mediante revisão narrativa da literatura e construção do material educativo, contendo o conteúdo, roteiro, ilustrações e diagramação de acordo com o referencial metodológico de Echer. Após a sistematização do conteúdo através da literatura, utilizou-se como programa para a elaboração da cartilha, o Publisher do Pacote Office, versão 2010. A tecnologia intitula-se de “Guia de Orientação Saúde e Segurança de Catadores”, sendo a mesma constituída por 15 páginas, na qual estas mesclam assuntos sobre o que é o lixão, os impactos socioambientais advindos do mesmo, problemas de saúde que podem ser adquiridos, formas de proteção por meio de EPI’s, relevância do trabalho para o meio ambiente, e em seguida dar-se a abertura para realização de possíveis anotações e as referências que foram utilizadas são fornecidas ao final. Vale ressaltar, que a tecnologia buscou de maneira simples e visualmente limpa e atrativa para o leitor despertar o interesse pelo assunto. Assim, utilizou-se linguagem clara, exposição do conteúdo por meio de ilustrações na qual traz personagens diferentes e figuras autoexplicativas para facilitar o processo de ensino aprendizagem dos catadores de materiais recicláveis. Desse modo, essa ferramenta servirá de guia para os catadores em relação a aspectos voltados para a saúde dos mesmos, aos riscos na qual estão expostos e maneiras de proteção perante estes riscos. Como limitação deste estudo, ressalta-se a necessidade de se realizar a validação no tocante a aparência e conteúdo da ferramenta.
Descritores: Tecnologia Educacional; Meio Ambiente; Catadores.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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Editor responsável pela publicação:
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