O sangue é um dos principais tecidos líquidos corpóreos, complexo e viscoso, bombeado pelo coração, constituído por vários elementos, tais como, os glóbulos vermelhos, eritrócitos, glóbulos brancos, leucócitos e pelas plaquetas. Esses componentes equivalem 45% do volume total do sangue. Todas essas células realizam funções vitais específicas e encontram-se em um líquido chamado plasma, que representa 55% do volume sanguíneo. Os Hemocomponentes são as preparações conseguidas através de um processo físico, como o concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e outros. Já os hemoderivados são elementos do sangue que são obtidos com o emprego de processo físico–químico, como o complexo protombínico e a albumina. Sabe-se que a hemoterapia conta com uma gama de hemocomponentes e hemoderivados. A transfusão sanguínea pode ser classificada em 4 tipos, a programada, não urgente, urgente e a de extrema urgência, surgindo assim a dúvida, será que o profissional sabe da importância desses bancos em cada hospitais? Tendo como ponto principal mostrar a importância desses bancos na urgência e emergência objetivou-se relatar a importância do banco de sangue. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência vivida durante uma visita ao banco de sangue, realizada em um hospital do nível terciário de Fortaleza/CE, no período de outubro de 2017. A enfermeira e técnica responsável pelo banco de sangue nos receberam de forma muito agradável e nos presentearam com uma aula sobre a importância do sangue, do armazenamento, da doação e do planejamento de uma transfusão sanguínea de forma correta e eficaz. Foi observado o armazenamento, os testes que são realizados para diferenciar cada tipo sangue, as máquinas usadas para cada fase do processamento, dando uma ênfase na importância do registro da bolsa de sangue assim como o registro para o hospital e o HEMOCE como forma de controle e cuidado com a bolsa e com quem irá receber. Foi um momento de grande aprendizagem quando ela nos informa que existe um sangue ainda mais raro, o sangue “Bombaim” também conhecido como o falso “O”, que apenas uma família do estado do Ceará tem esse tipo de sangue. Reconhecer assim o trabalho fundamental dos enfermeiros na coleta, cuidado e transfusão desse sangue podemos observar o controle rigoroso com o intuito de proporcionar sempre o melhor atendimento para o paciente. Concluímos que a equipe enfermagem na recolha no armazenamento e no banco de sangue propriamente dito é de extrema relevância, pois temos um olhar mais diferenciado podendo assim diminuir possíveis alterações que possam vim com a transfusão; Assim podemos perceber que o banco de sangue nos hospitais de maior fluxos é de suma importância no quesito de salvar vidas.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.