PROMOÇÃO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR NA COMUNIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

  • Autor
  • Larissa Evelyn de Arruda
  • Co-autores
  • Klara Gabriella Nascimento Marques da Silva , Marcos Soares de Lima , Marcella Di Fátima Ferreira Noya Barros , Karyne Kirley Negromonte Gonçalves
  • Resumo
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    A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial que compromete a saúde, autonomia e qualidade de vida do indivíduo 1. Segundo a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial (2016)  a prevalência de HAS está atrelada diretamente ao envelhecimento, acúmulo de gordura visceral e aumento de peso. Reduções de peso e de circunferência abdominal (CA) correlacionam-se com reduções da PA e melhora metabólica 1. Torna-se necessário desenvolver ações de promoção à saúde e orientação da população, acerca dos fatores de risco e condicionantes para prevenção e diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares. O objetivo do estudo foi relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem em uma ação de educação em saúde em uma comunidade. A ação foi realizada através do projeto de extensão “ComPressão não se brinca”, em agosto de 2019 na Escola Municipal José Collier localizada na cidade de Camaragibe, Recife-PE.  Foram realizadas ações de educação em saúde, com ênfase nas doenças cardiovasculares e seus condicionantes de risco, tendo como foco a hipertensão arterial e diabetes. Além de orientações e esclarecimentos quanto à necessidade de mudanças de estilo de vida, com adoção de hábitos saudáveis. Por último, houve verificação e avaliação da pressão arterial, glicemia capilar casual e medidas antropométricas, tais como peso, altura, circunferência abdominal e pélvica. Para a mensuração e tabulação dos dados obtidos foi utilizada a plataforma Google Forms. A amostra contou com 93 indivíduos, com idades entre 17 a 69 anos. Conforme análise dos dados mensurados, houve predomínio do público feminino (74,2%), evidenciando a maior participação dessa parcela da população em atividades voltadas para a saúde. Em relação aos fatores de risco cardiovasculares, com ênfase ao índice de massa corporal (IMC), foi possível observar que (32,55%) apresentavam sobrepeso e (30,69%) obesidade. Com relação à avaliação dos níveis PA, houve prevalência de pré-hipertensos (22,32%) e (18,6%) de hipertensos. A ação proporcionou aos alunos a prática dos conhecimentos adquiridos durante o processo de formação e a associação com os fatores de risco cardiovascular. A partir de relatos dos usuários, acredita-se que a ação foi relevante, tendo em vista o incentivo da prática de bons hábitos de saúde e compreensão dos valores obtidos individualmente.

     

  • Palavras-chave
  • Hipertensão Arterial, Promoção da Saúde, Educação em Saúde.
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
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Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.

Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.

Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem

OBSERVAÇÕES GERAIS

1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.

1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.

1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.

1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.

1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.

1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br

 

ATENÇÃO:

  • Não serão aceitos resumos pelo correio ou por fax.
  • Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de não aceitação do trabalho.
  • Destacamos que a não adequação a essas regras causa nulidade do resumo para avaliação da comissão científica.

 

Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.

  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ANESTESIOLOGIA
  • ECONOMIA DA SAÚDE (Gestão de Projetos de Investimentos)
  • EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
  • EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA EM SAÚDE
  • ENFERMAGEM AEROESPACIAL
  • ENFERMAGEM AQUAVIÁRIA
  • ENFERMAGEM DERMATOLÓGICA (Feridas; Queimados; Podiatria)
  • ENFERMAGEM EM ACESSO VASCULAR E TERAPIA INFUSIONAL
  • ENFERMAGEM EM ASSISTÊNCIA DOMICILIÁRIA (Home Care)
  • ENFERMAGEM EM AUDITORIA
  • ENFERMAGEM EM CAPTAÇÃO, DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS
  • ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Hemodinâmica; Perfusionista)
  • ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
  • ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO (Recuperação Pós-anestésica)
  • ENFERMAGEM EM CUIDADOS PALIATIVOS
  • ENFERMAGEM EM DIAGNÓSTICO POR IMAGENS (Endoscopia digestiva; Radiologia e lmaginologia)
  • ENFERMAGEM EM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS (Doenças tropicais)
  • ENFERMAGEM EM ENDOCRINOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM ESTÉTICA
  • ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA
  • ENFERMAGEM EM FARMACOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM GENÉTICA E GENÂMICA (Reprodução Humana Assistida)
  • ENFERMAGEM EM GERENCIAMENTO E GESTÃO
  • ENFERMAGEM EM HEMATOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM HEMOTERAPIA
  • ENFERMAGEM EM INFORMÁTICA EM SAÚDE (Sistema de Informação)
  • ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA
  • ENFERMAGEM EM NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA
  • ENFERMAGEM EM OFTALMOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA (Oncologia Pediátrica)
  • ENFERMAGEM EM OTORRINOLARINGOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM PESQUISA CLÍNICA
  • ENFERMAGEM EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
  • ENFERMAGEM EM PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA (Saúde da Família e Comunidade; Saúde Pública; Saúde Ambiental; Pneumologia Sanitária)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (Aleitamento Materno; Neonatologia; Pediatria; Hebiatria; Saúde escolar)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DA MULHER (Ginecologia; Obstetrícia)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO ADULTO (Clínica Médica; Clínica Cirúrgica)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO HOMEM
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO IDOSO (Geriatria; Gerontologia)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO TRABALHADOR (Saúde Ocupacional)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE INDÍGENA
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL (Enfermagem psiquiátrica)
  • ENFERMAGEM EM SEXOLOGIA HUMANA
  • ENFERMAGEM EM SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM-SAE
  • ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA (Adulto; Cardiológica; Neurológica; Pediátrica; Neonatologia)
  • ENFERMAGEM EM TERAPIA NUTRICIONAL E NUTRIÇÃO CLÍNICA (Alimentação e Nutrição na Atenção Básica; Nutrição Enteral e Parenteral)
  • ENFERMAGEM EM TRAUMATO-ORTOPEDIA
  • ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA (Atendimento Pré-hospitalar; Suporte Básico de Vida; Suporte Avançado de Vida)
  • ENFERMAGEM EM UROLOGIA
  • ENFERMAGEM EM VIGILÂNCIA (Sanitária; Epidemiológica; Ambiental)
  • ENFERMAGEM FORENSE
  • ENFERMAGEM HIPERBÁRICA
  • ENFERMAGEM NO MANEJO DA DOR
  • ENFERMAGEM OFFSHORE
  • ENSINO E PESQUISA EM BIOÉTICA
  • ENSINO E PESQUISA EM ENFERMAGEM
  • ENSINO E PESQUISA EM ÉTICA
  • GESTÃO EM DIREITO SANITÁRIO
  • GESTÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Comissão Organizadora:

  • Gilmar Júnior (Presidente do Evento)
  • Antônio Fernando Fernandes (Presidente da Faculdade IDE)
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Periodicidade de Publicação: 

Anual;

 

Idiomas aceitos para os artigos publicados: 

Português;

 

Editor responsável pela publicação:

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