O aleitamento materno (AM) traz diversos benefícios tanto para a saúde infantil quanto para as puérpera, pois o leite humano é composto de nutrientes que o recém-nascido e lactente necessita nos primeiros meses de vida, previne doenças, auxilia no retorno mais rápido do útero ao seu tamanho original além de favorecer que a puérpera retorne ao peso anterior à gestação. etc. O puerpério é um período de grande alteração hormonal e um momento de aprendizagem para a mãe e o bebê, surgindo assim inúmeras dúvidas e algumas vezes dificuldade no processo de amamentação. Deste modo, faz-se necessário que haja uma consulta voltada para amamentação e cuidados com as mamas durante os primeiros dias de puerpério, havendo assim um aumento na quantidade e qualidade do aleitamento materno exclusivo evitando um desmame precoce. Relatar experiência de um consultório de amamentação voltado para puérperas de uma comunidade de fortaleza. A sala de incentivo ao aleitamento materno funciona em uma unidade de atenção primária à saúde. As consultas de amamentação acontecem todas as quintas no período da manhã e são realizadas por uma enfermeira da unidade, especialista em aleitamento materno e por uma enfermeira residente em unidade de terapia intensiva neonatal. As profissionais contam com o auxílio de uma acadêmica de enfermagem. Na sala de aleitamento há matérias que auxiliam as enfermeiras a tirarem as dúvidas das mães e a demonstrar como ocorre o processo de amamentação. São exemplos desses materiais: mamas didáticas, mamas com tipos diferentes de mamilos, tamanho do estômago do bebê, cadeira de amamentação, almofada de amamentação, etc. As consultas duram em torno de quarenta minutos e ao final, caso a mãe ainda apresente dificuldade no processo de amamentação ou insegurança, é marcado um retorno com uma semana para a puérpera e o bebê. A sala de incentivo ao aleitamento materno iniciou suas atividades na primeira semana de Agosto. Com a implantação do consultório de amamentação foi possível identificar que as mulheres necessitam de muita orientação sobre o processo de amamentação. Algumas mães, logo primeira semana do recém-nascido, introduziram leite de fórmula na alimentação, pois relataram que o leite era fraco. As puérperas possuem a certeza de que as fissuras mamilares é um processo normal da amamentação e que com o passar do tempo à queixa vai desaparecer. É também muito comum as mães desconhecerem a posição adequada para amamentar e os sinais de fome e saciedade do bebê. Diante do exposto pode-se concluir que a consulta de aleitamento materno tem sido de grande importância para as puérperas usuárias da unidade primária, pois no momento da consulta de puericultura não é possível focar os olhares da enfermeira para o processo de amamentação. Além disso, é possível perceber a desinformação das mães e que há uma real necessidade de aumentar os índices de aleitamento. Descritores: Amamentação; Enfermagem no Consultório; Atenção Primária à Saúde.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.