EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA ASSOCIADA AO TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

  • Autor
  • IEMYNNA SAMELLA DE SOUSA LIMA ALVES
  • Co-autores
  • MAYRA PAULA SALES MORAIS
  • Resumo
  •  

    A atenção primária classificada como porta de entrada da saúde pública, tem papel fundamental para que o processo de educação em saúde seja desempenhado de forma contínua e permanente. Com isso, o sistema contribui na promoção da saúde como também articula estratégias para promover autonomia aos usuários com diabetes mellitus em relação ao processo saúde-doença. Dessa forma se faz necessário perceber a assistência prestada na atenção primária para se trabalhar não apenas a redução de danos, mas também empoderar o cliente dos riscos que o cercam e promover a conscientização para mudança de estilo de vida. Assim, é substancial o engajamento do cliente às unidades de saúde de atendimento, assegurando o diagnóstico e a obtenção às formas de tratamento, aliado ao atendimento específico e individual por profissionais capacitados, pois o diagnóstico e controle o resguardam e/ou retardam de complicações, promovendo confiança no cliente e aumentando a adesão. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com objetivo de descrever a relevância da educação em saúde inserida na assistência prestada ao paciente portador de diabetes mellitus assistidos pelas ESF distribuídas no território brasileiro, disponíveis nas bases de dados: A Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual de Saúde (BIREME), no período de 2005 a 2018. Os resultados mostram que as práticas educativas são desenvolvidas, principalmente, para adultos e tem como abordar temáticas relevantes para a consolidação do aprendizado e reflexão crítica acerca do dia-a-dia do usuário portador de diabetes mellitus. Estas práticas corroboram para a disseminação e construção da autonomia do paciente em relação ao autocuidado, propondo assim que os usuários sejam capazes de perpetuar seu bem-estar a partir do conhecimento adquirido na unidade de saúde através dos grupos programados na atenção básica. Portanto, viabiliza-se promover um reflexo de mudança na propagação de educação em saúde, deixando de ser uma educação tradicional para atuar através de uma educação contínua tendo em vista questão problematizadora e crítica com intuito de garantir aos usuários promoção da saúde. Contudo, diante das limitações identificadas nos estudos analisados, é pertinente que apesar das considerações reflexivas demonstradas na pesquisa que denota uma realidade brasileira sobre o tema em questão. Assim, sugere que há uma necessidade de aprofundar os aspectos de possíveis mecanismos que pontua diversos entraves em relação as potencialidades do processo de diabetes mellitus dos quais existe um enfrentamento por parte dos usuários. Descritores: Educação em Saúde; Diabetes Mellitus.

     

  • Palavras-chave
  • Educação em Saúde Diabetes Mellitus.
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA EM SAÚDE
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Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.

Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.

Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem

OBSERVAÇÕES GERAIS

1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.

1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.

1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.

1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.

1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.

1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br

 

ATENÇÃO:

  • Não serão aceitos resumos pelo correio ou por fax.
  • Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de não aceitação do trabalho.
  • Destacamos que a não adequação a essas regras causa nulidade do resumo para avaliação da comissão científica.

 

Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.

  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ANESTESIOLOGIA
  • ECONOMIA DA SAÚDE (Gestão de Projetos de Investimentos)
  • EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
  • EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA EM SAÚDE
  • ENFERMAGEM AEROESPACIAL
  • ENFERMAGEM AQUAVIÁRIA
  • ENFERMAGEM DERMATOLÓGICA (Feridas; Queimados; Podiatria)
  • ENFERMAGEM EM ACESSO VASCULAR E TERAPIA INFUSIONAL
  • ENFERMAGEM EM ASSISTÊNCIA DOMICILIÁRIA (Home Care)
  • ENFERMAGEM EM AUDITORIA
  • ENFERMAGEM EM CAPTAÇÃO, DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS
  • ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Hemodinâmica; Perfusionista)
  • ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
  • ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO (Recuperação Pós-anestésica)
  • ENFERMAGEM EM CUIDADOS PALIATIVOS
  • ENFERMAGEM EM DIAGNÓSTICO POR IMAGENS (Endoscopia digestiva; Radiologia e lmaginologia)
  • ENFERMAGEM EM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS (Doenças tropicais)
  • ENFERMAGEM EM ENDOCRINOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM ESTÉTICA
  • ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA
  • ENFERMAGEM EM FARMACOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM GENÉTICA E GENÂMICA (Reprodução Humana Assistida)
  • ENFERMAGEM EM GERENCIAMENTO E GESTÃO
  • ENFERMAGEM EM HEMATOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM HEMOTERAPIA
  • ENFERMAGEM EM INFORMÁTICA EM SAÚDE (Sistema de Informação)
  • ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA
  • ENFERMAGEM EM NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA
  • ENFERMAGEM EM OFTALMOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA (Oncologia Pediátrica)
  • ENFERMAGEM EM OTORRINOLARINGOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM PESQUISA CLÍNICA
  • ENFERMAGEM EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
  • ENFERMAGEM EM PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA (Saúde da Família e Comunidade; Saúde Pública; Saúde Ambiental; Pneumologia Sanitária)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (Aleitamento Materno; Neonatologia; Pediatria; Hebiatria; Saúde escolar)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DA MULHER (Ginecologia; Obstetrícia)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO ADULTO (Clínica Médica; Clínica Cirúrgica)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO HOMEM
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO IDOSO (Geriatria; Gerontologia)
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  • ENFERMAGEM EM SAÚDE INDÍGENA
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL (Enfermagem psiquiátrica)
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  • ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA (Adulto; Cardiológica; Neurológica; Pediátrica; Neonatologia)
  • ENFERMAGEM EM TERAPIA NUTRICIONAL E NUTRIÇÃO CLÍNICA (Alimentação e Nutrição na Atenção Básica; Nutrição Enteral e Parenteral)
  • ENFERMAGEM EM TRAUMATO-ORTOPEDIA
  • ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA (Atendimento Pré-hospitalar; Suporte Básico de Vida; Suporte Avançado de Vida)
  • ENFERMAGEM EM UROLOGIA
  • ENFERMAGEM EM VIGILÂNCIA (Sanitária; Epidemiológica; Ambiental)
  • ENFERMAGEM FORENSE
  • ENFERMAGEM HIPERBÁRICA
  • ENFERMAGEM NO MANEJO DA DOR
  • ENFERMAGEM OFFSHORE
  • ENSINO E PESQUISA EM BIOÉTICA
  • ENSINO E PESQUISA EM ENFERMAGEM
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  • GESTÃO EM DIREITO SANITÁRIO
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Comissão Organizadora:

  • Gilmar Júnior (Presidente do Evento)
  • Antônio Fernando Fernandes (Presidente da Faculdade IDE)
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Periodicidade de Publicação: 

Anual;

 

Idiomas aceitos para os artigos publicados: 

Português;

 

Editor responsável pela publicação:

Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)

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