RESUMO: Ao longo da história, a violência tem perpetuado a vida da mulher sob distintas formas e nos momentos mais inoportunos, abrangendo desde o seio familiar à assistência ao parto. Neste contexto, a Organização Mundial de Saúde corrobora que violência é a imposição de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis, ao passo que a violência obstétrica se destaca como um tipo específico de violência vivenciada por mulheres no cenário gravídico-puerperal. Diante do exposto, a incorporação de estratégias ativas de aprendizagem, como o teatro, visa favorecer o pensamento crítico-reflexivo dos discentes, mediante autonomia e desenvolvimento de competências. Logo, objetivou-se relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem na produção de uma peça teatral sobre violência obstétrica como estratégia pedagógica para o processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, mediante a produção de peça teatral por 42 discentes durante as atividades curriculares da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar em Saúde da Mulher. Após elaborada, a encenação foi apresentada na VI Semana de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri – Campus Iguatu, sob supervisão da coordenadora docente. A construção e dramatização aconteceram durante os meses de abril a maio de 2019, com ênfase na temática da violência contra a mulher, a qual foi dividida em cinco atos e um musical. A estreia aconteceu no dia 16 de maio de 2019 no auditório da universidade com duração de 60 minutos e público superior a 200 pessoas. A dramatização foi realizada com acadêmicos caracterizados de modelos caricaturados de personagens: mulher tradicional, mulher moderna e mulheres vítimas de diferentes tipos de violência. Reitera-se que no palco as encenações exigiam concentração, memorização dos textos, expressão corporal e linguagem clara, pressupostos estes atrelados ao trabalho de enfermagem. A encenação enfatizou a violência obstétrica sofrida por mulheres nos dias atuais, haja visto que uma grande parte das mulheres a vivenciam, embora não consigam identificar ao certo o momento desta ocorrência. E, após a vivência do ato violento, carregam consigo efeitos deletérios e traumáticos. Destarte, mediante a utilização dessa estratégia lúdica foi possível apreender de modo prático a necessidade de mudança das práticas assistenciais vigentes no âmbito obstétrico, bem como a necessidade de ascensão de intervenções baseadas nas melhores evidências científicas disponíveis na contemporaneidade. Neste ínterim, a peça teatral, como estratégia ativa de aprendizagem, possibilitou compartilhar com a comunidade acadêmica a relevância do combate à violência obstétrica no cotidiano de vida da mulher. A ação também favoreceu a articulação discente, e o desenvolvimento do pensamento reflexivo e fundamentando ministrado em sala de aula.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.