A maternidade é um marco para o amadurecimento psicológico da mulher. Confirmada a gravidez, é demandado uma reestruturação de vida, com a finalidade de que a experiência transcorra de modo saudável e satisfatório para a mãe e bebê, este estudo mostra-se relevante ao identificar diversas realidades impostas a mulher durante a gestação e maternidade, permitindo ao profissional uma ampla visão da existência feminina. Tem por objetivo, analisar a percepção das mulheres sobre a maternidade e suas implicações. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada em agosto de 2019, utilizando as bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS), Base de dados em Enfermagem (BDENF) e Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE) da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Empregou-se os Descritores em Ciências da Saúde: Mães, Gravidez e Percepção, conectados pelo operador Booleano AND. Obtendo inicialmente, 338 publicações, submetidas aos critérios de inclusão: artigos com texto disponível na íntegra, publicados entre os anos de 2014 a 2019. Como critérios de exclusão, observou-se: artigos duplicados, do tipo revisões bibliográficas e distanciamento do objeto de estudo, avaliado através da leitura dos títulos e resumos. Por fim, obteve-se uma amostra de 10 artigos, subsidiando esta revisão. A gestação provoca mudanças físicas e psicológicas intensas para a mulher, sendo importante entender a vivência de ser mãe. Nos estudos, observou-se alto grau de insegurança e preocupação com o futuro, especialmente se tratando de adolescentes. Contudo, algumas mulheres demonstram satisfação com a gravidez, principalmente quando planejada. Nota-se também maior grau de comprometimento com a saúde e bem-estar, tornando-as mais cuidadosas e amadurecidas, pensando no benefício do filho vindouro. Constatou-se também que algumas mulheres pensaram sobre a possibilidade de provocar um aborto, contudo, o apoio dos familiares e companheiros foram fundamentais para levar a gestação a termo. O fator financeiro é uma constante nos relatos das mulheres, muitas se mostram preocupadas com os gastos elevados e a pouca renda familiar. É fundamental que a dificuldade financeira não se torne um evento estressor maior, afetando negativamente o vínculo mãe-bebê. Outra preocupação são as mudanças físicas, principalmente o ganho de peso e a presença de estrias. Os meios de comunicação podem ser responsáveis por causar essa inquietação, criando uma visão de corpo ideal quase sempre inatingível. Por fim, os resultados desse estudo mostraram que a adoção do papel materno é um desafio, cheio de sentimentos, realizações, medos e dificuldades determinado pela chegada iminente do bebê. Foi possível perceber que a maternidade é tratada com compromisso e envolvimento ativo da mulher e seus familiares, vista tanto positivamente, quanto negativamente diante do resultado confirmatório de gravidez.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.