Diabetes mellitus (DM) é um distúrbio metabólico caracterizado por uma hiperglicemia persistente, causando complicações a longo prazo. Atualmente, cerca de 8,8% da população mundial entre a faixa etária de 20 a 79 anos de idade convivem com a doença. O diabetes mellitus tipo 2 é um dos mais comuns e está relacionado ao estilo de vida da população. Nesse contexto, as atividades de educação em saúde podem ser utilizadas como ferramenta para prevenção e promoção da saúde. São estratégias capazes de sensibilizar o público alvo para a promoção do autocuidado. Objetiva-se relatar uma atividade educativa sobre diabetes mellitus com idosos. Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos do curso de enfermagem, que realizaram uma ação educativa sobre DM, com 18 idosos de um projeto social vinculado a uma instituição religiosa situada na periferia de Fortaleza-CE. A atividade ocorreu no dia 27 de julho de 2018, na sede da instituição, e teve a duração de 4 horas. A atividade educativa foi realizada em cinco momentos, descritos a seguir: 1) Conversa individual com os idosos que fazem uso de medicamento para tratamento de DM; 2) Roda de conversa, na qual os idosos falaram sobre o que eles sabiam acerca da doença; 3) Exposição dialogada do tema, com utilização de slides contendo diversas ilustrações para dinamizar a exposição do assunto e facilitar as discussões e o entendimento do público; 4) Esclarecimentos de dúvidas, cujos idosos tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas que ainda existiam; 5) Encerramento da atividade, com discurso dos idosos sobre suas percepções da atividade e educativa. Durante todos os momentos os idosos demonstraram interesse em aprender sobre a doença e participaram ativamente da atividade. No entanto, percebeu-se que existe uma grande dificuldade em fazer o uso correto da medicação, pois muitos possuem dificuldades visuais, não são alfabetizados e ainda possuem mais de uma comorbidade, levando ao uso de diversos medicamentos. Além disso, muitos idosos moram sozinhos e não conseguem fazer o tratamento de forma adequada. Conclui-se que as atividades educativas proporcionam aos idosos um momento de interação e esclarecimento de dúvidas, assim como contribuem na formação profissional do estudante de enfermagem, melhorando a qualidade da assistência prestada.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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