A autoeficácia materna é um importante fator a ser considerado na prevenção da diarreia infantil, uma vez que esta afecção é uma das principais responsáveis pelo óbito de milhares de crianças no Brasil e no mundo, especialmente em menores de cinco anos de idade. Assim, tem-se o objetivo de relatar a experiência acerca de uma estratégia educativa mediada por uma cartilha associada à entrevista motivacional breve para a promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir de uma pesquisa realizada em Unidades de Atenção Primária à Saúde localizadas no interior do Ceará, no período de fevereiro a julho de 2019. Participaram do estudo 98 mães de crianças com idade inferior a cinco anos, sendo um grupo intervenção (que leu e recebeu a cartilha educativa “Você é capaz de prevenir a diarreia no seu filho” aliada à entrevista motivacional breve) e um grupo comparação (que não teve acesso às intervenções). A coleta de dados foi dividida em dois momentos: no primeiro momento foi realizada a coleta de dados presencial por meio da Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI) e um formulário sociodemográfico, além da aplicação da cartilha educativa e entrevista motivacional breve; no segundo momento, realizado por contato telefônico, dois meses após o primeiro momento, foi utilizada a EAPDI e um formulário reduzido acerca da investigação da diarreia infantil. Foi possível perceber durante a aplicação da EAPDI, antes da intervenção, que as mães não se sentiam confiantes para realizar determinados cuidados sobre a prevenção e manejo da diarreia infantil, principalmente em relação à lavagem das frutas e verduras com hipoclorito de sódio e evitar que seus filhos colocassem objetos sujos na boca. No entanto, durante a aplicação da cartilha e entrevista motivacional breve, os itens que as pesquisadoras perceberam que cada mãe possuía mais dificuldade na EAPDI foram discutidos mais detalhadamente com as mesmas e foram sanadas suas dúvidas, buscando junto a elas encontrar a melhor forma para que colocassem esses cuidados em prática no seu cotidiano. As mães estavam bem atentas às informações e se mostraram bastante participativas, havendo uma interação dialógica bastante rica envolvendo o conhecimento científico com o saber popular que elas já possuíam previamente. Dessa forma, percebeu-se que, após a intervenção com a cartilha educativa aliada à entrevista motivacional breve, as mães demonstravam-se mais empoderadas e relatavam estar mais confiantes para executar os cuidados para prevenção da diarreia infantil em seus cotidianos.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
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Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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