A diarreia infantil possui causas multifatoriais, sendo seus agravos responsáveis pela morbimortalidade de crianças com faixa etária inferior a cinco anos em diversos cenários do mundo. Assim, acredita-se que estimular a autoeficácia materna, eleve as chances de as mães prevenirem esta afecção em seus filhos, repercutindo diretamente na redução de óbitos infantis por diarreia. Com isso, buscou-se avaliar os escores de autoeficácia materna antes e após a aplicação de tecnologias educativas para a prevenção da diarreia infantil. Tratou-se de um ensaio clínico randomizado, realizado em Unidades de Atenção Primária à Saúde localizadas no interior do Ceará. A amostra foi composta por 141 mães de crianças menores de cinco anos de idade, sendo um grupo comparação e um grupo intervenção (que assistiu ao vídeo educativo “Diarreia Infantil: você é capaz de prevenir” e, logo após, leu a cartilha educativa “Você é capaz de prevenir a diarreia no seu filho”). A coleta foi dividida em dois momentos: presencial e acompanhamento por contato telefônico. Para coleta de dados presencial, além do vídeo educativo e cartilha educativa, foi utilizada a Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI) e um formulário sociodemográfico. Para a coleta de dados por contato telefônico, realizada dois meses após a primeira etapa, foi utilizada a EAPDI e um formulário reduzido de investigação da diarreia infantil. Os dados foram digitados e analisados no programa Statistical Package for the Social Sciences-SPSS-versão 20.0., utilizando o teste de Wilcoxon e o teste de Mann-Whitney. Verificou-se que no grupo intervenção (cartilha/vídeo) houve aumento dos escores obtidos pelas mães na EAPDI, a qual passou de 113 para 118, sendo uma estatisticamente significante (p<0,001). Todavia, no grupo comparação observou-se que houve uma redução da mediana obtida pelas mães na EAPDI, a qual passou de 113 para 112,50, porém, essa redução não apresentou significância estatística (p=0,351). Ademais, ao ser realizada a análise intergrupos em cada um dos momentos da pesquisa, observou-se que, em relação à primeira etapa do estudo, no grupo intervenção, não houve diferença entre os escores obtidos pelas mães, demonstrando homogeneidade da amostra nesse primeiro momento. Entretanto, ao passar de dois meses, verificou-se que houve diferença nos escores de mediana obtido pelas mães em cada grupo (p<0,001), demonstrando que as mães do grupo intervenção apresentaram níveis mais elevados de autoeficácia em relação às mães do grupo comparação. Destarte, constatou-se que a intervenção (vídeo e cartilha educativa) foi positiva sobre a confiança materna, uma vez que foi capaz de elevar os escores de autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
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