A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • Autor
  • Lindalva Maria Barreto Silva
  • Co-autores
  • Celena Pedrosa Cavalcante , Marina Barros Wenes Vieira , Yanca Carolina da Silva Santos , Patricia Pereira Tavares de Alcântara
  • Resumo
  •  

    A comunicação é uma condição indispensável na vida dos seres humanos, por permitir o convívio em sociedade. Na enfermagem, constitui uma ferramenta básica para a realização do cuidado, uma vez que possibilita o relacionamento interpessoal entre o paciente e a equipe de saúde. Tendo em vista o número elevado de deficientes auditivos, destaca-se a importância da oferta de atendimento de saúde com qualidade e que atenda às especificidades desses indivíduos, uma vez que a barreira de comunicação com os deficientes auditivos ocorre em virtude dos profissionais da saúde não dominarem a comunicação em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Esse fato leva os profissionais a utilizarem outros mecanismos, como gestos ou mímicas, na tentativa de estabelecer uma comunicação, porém pode não ser eficaz. O presente estudo tem como objetivo descrever a importância do uso da LIBRAS no atendimento dos profissionais de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência na participação em um curso de extensão universitária sobre LIBRAS. O referido curso foi realizado entre os meses de março a novembro de 2019, na Escola Pacifico Guedes (EPG) no município de Iguatu/CE. Foi ministrado por um Professor portador de deficiência auditiva, através do uso de metodologias ativas, e teve um total de 16 participantes. No decorrer do curso foi destacada a importância do aprendizado da Libras para uma comunicação mais efetiva, e todos os participantes tiveram a oportunidade de praticar a linguagem brasileira de sinais, facilitando assim a aprendizagem. Os participantes conseguiram dirimir dúvidas voltados para suas áreas especificas de atuação. Pode-se observar a necessidade de aprimoramento dos profissionais de saúde acerca da Libras para realização de uma abordagem qualificada ao paciente. Diante desta vivência, evidenciou-se que o profissional de enfermagem deve se apropriar do conhecimento da comunicação através da LIBRAS, com o intuito de proporcionar um melhor atendimento às pessoas com deficiência auditiva. Bem como estar consciente de como atuar diante de situações que envolvem esse cuidado contribuindo assim para a promoção da assistência à saúde de pacientes deficientes auditivos.

  • Palavras-chave
  • Libras, Enfermagem, Comunicação.
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA EM SAÚDE
Voltar Download

Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.

Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.

Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem

OBSERVAÇÕES GERAIS

1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.

1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.

1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.

1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.

1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.

1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br

 

ATENÇÃO:

  • Não serão aceitos resumos pelo correio ou por fax.
  • Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de não aceitação do trabalho.
  • Destacamos que a não adequação a essas regras causa nulidade do resumo para avaliação da comissão científica.

 

Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.

  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ANESTESIOLOGIA
  • ECONOMIA DA SAÚDE (Gestão de Projetos de Investimentos)
  • EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
  • EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA EM SAÚDE
  • ENFERMAGEM AEROESPACIAL
  • ENFERMAGEM AQUAVIÁRIA
  • ENFERMAGEM DERMATOLÓGICA (Feridas; Queimados; Podiatria)
  • ENFERMAGEM EM ACESSO VASCULAR E TERAPIA INFUSIONAL
  • ENFERMAGEM EM ASSISTÊNCIA DOMICILIÁRIA (Home Care)
  • ENFERMAGEM EM AUDITORIA
  • ENFERMAGEM EM CAPTAÇÃO, DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS
  • ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Hemodinâmica; Perfusionista)
  • ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
  • ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO (Recuperação Pós-anestésica)
  • ENFERMAGEM EM CUIDADOS PALIATIVOS
  • ENFERMAGEM EM DIAGNÓSTICO POR IMAGENS (Endoscopia digestiva; Radiologia e lmaginologia)
  • ENFERMAGEM EM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS (Doenças tropicais)
  • ENFERMAGEM EM ENDOCRINOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM ESTÉTICA
  • ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA
  • ENFERMAGEM EM FARMACOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM GENÉTICA E GENÂMICA (Reprodução Humana Assistida)
  • ENFERMAGEM EM GERENCIAMENTO E GESTÃO
  • ENFERMAGEM EM HEMATOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM HEMOTERAPIA
  • ENFERMAGEM EM INFORMÁTICA EM SAÚDE (Sistema de Informação)
  • ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA
  • ENFERMAGEM EM NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA
  • ENFERMAGEM EM OFTALMOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA (Oncologia Pediátrica)
  • ENFERMAGEM EM OTORRINOLARINGOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM PESQUISA CLÍNICA
  • ENFERMAGEM EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
  • ENFERMAGEM EM PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA (Saúde da Família e Comunidade; Saúde Pública; Saúde Ambiental; Pneumologia Sanitária)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (Aleitamento Materno; Neonatologia; Pediatria; Hebiatria; Saúde escolar)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DA MULHER (Ginecologia; Obstetrícia)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO ADULTO (Clínica Médica; Clínica Cirúrgica)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO HOMEM
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO IDOSO (Geriatria; Gerontologia)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO TRABALHADOR (Saúde Ocupacional)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE INDÍGENA
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL (Enfermagem psiquiátrica)
  • ENFERMAGEM EM SEXOLOGIA HUMANA
  • ENFERMAGEM EM SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM-SAE
  • ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA (Adulto; Cardiológica; Neurológica; Pediátrica; Neonatologia)
  • ENFERMAGEM EM TERAPIA NUTRICIONAL E NUTRIÇÃO CLÍNICA (Alimentação e Nutrição na Atenção Básica; Nutrição Enteral e Parenteral)
  • ENFERMAGEM EM TRAUMATO-ORTOPEDIA
  • ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA (Atendimento Pré-hospitalar; Suporte Básico de Vida; Suporte Avançado de Vida)
  • ENFERMAGEM EM UROLOGIA
  • ENFERMAGEM EM VIGILÂNCIA (Sanitária; Epidemiológica; Ambiental)
  • ENFERMAGEM FORENSE
  • ENFERMAGEM HIPERBÁRICA
  • ENFERMAGEM NO MANEJO DA DOR
  • ENFERMAGEM OFFSHORE
  • ENSINO E PESQUISA EM BIOÉTICA
  • ENSINO E PESQUISA EM ENFERMAGEM
  • ENSINO E PESQUISA EM ÉTICA
  • GESTÃO EM DIREITO SANITÁRIO
  • GESTÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Comissão Organizadora:

  • Gilmar Júnior (Presidente do Evento)
  • Antônio Fernando Fernandes (Presidente da Faculdade IDE)
  • Nathalia Melo (Presidente da Comissão Executiva do CBEE)
  • Rúbia Carneiro (Comissão Organizadora do CBEE)

Comissão Científica:

  • Francisca Juliana Grangeiro Martins Capistrano
  • Francisco Antonio da Cruz Mendonça
  • Karine Bastos Pontes Sampaio
  • Keylla Márcia Menezes de Souza
  • Maria Dayse Pereira
  • Pedro Henrique dos Santos Messias
  • Raquel Silveira Mendes
  • Ricardo Siqueira
  • Roberta Meneses Oliveira
  • Susana Beatriz de Souza Pena
  • Ticyanne Soares Barros

 

 

Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002

Periodicidade de Publicação: 

Anual;

 

Idiomas aceitos para os artigos publicados: 

Português;

 

Editor responsável pela publicação:

Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)

Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100

Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.

 

Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:

Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.

Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.

Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.

Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.