Primeiros Socorros são ações imediatas e iniciais aplicadas à vítima no ambiente extra- hospitalar, o qual pode ser realizado por qualquer pessoa treinada a fim de assegurar a vida. Diariamente acontecem acidentes, sobretudo em ambientes como o domicílio e na escola, fortalecendo a ideia de que é necessária uma capacitação voltada a população quanto às noções básicas de primeiros socorros. Em vista disto, ensinar e divulgar essas as práticas são imprescindíveis no ambiente escolar visto que é um local de alerta para a ocorrência de situações de urgência e emergência. O jogo educativo como ferramenta de ensino, facilita no processo aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação e a tomada de decisão. Dessa forma, o estudo tem como objetivo relatar a experiência obtida por extensionistas do Projeto de Extensão Jovens Socorristas sobre uma ação educativa de primeiros socorros em caso de picada por animais peçonhentos a partir de um jogo educativo. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de uma ação do Projeto de Extensão Jovens Socorristas da Universidade Regional do Cariri - URCA, realizada por quatro alunos do curso de enfermagem. Para realização dessa ação, foram necessário papéis EVAs na cor azul, amarela e vermelha para criar um caminho de cada cor e três bolinhas nas respectivas cores, uma caixa, e três papeis para produção dos cones. Foi realizada a explanação do conteúdo sobre primeiros socorros com animais peçonhentos, enfatizando o que fazer e o que não fazer durante o atendimento. Logo após os estudantes foram divididos em três grupos no qual cada um escolhia um representante, o facilitador sorteava uma bolinha e a cor que saísse era direcionada para o grupo com uma pergunta sobre a temática, caso os estudantes respondessem corretamente avançavam uma casa com o cone. Ao aplicar o jogo buscou-se estimular os participantes a interagir entre si e compartilhar o conhecimento. Percebeu-se que o jogo educativo contemplou o ensino de primeiros socorros com animais peçonhentos e repercutiu com um expressivo rendimento de aprendizagem do conteúdo, pois os adolescentes sabendo que seria aplicado um jogo ao final da explanação da temática, prestaram atenção nas informações repassadas e com intuito de vencer os outros colegas esforçavam-se para responder corretamente as perguntas, foi notório a interação entre os estudantes. Dessa forma, pôde-se evidenciar que os integrantes participaram de modo positivo, contribuindo para o bom êxito da ação. Assim, usar métodos dinâmicos como forma de ensino-aprendizagem em primeiros socorros pode ser satisfatório contribuir no rendimento dos adolescentes, além de fortalecer as ações educativas voltadas a esse público, sobretudo, quando se trata de temas relacionados aos cuidados de primeiros socorros.
Descritores: Educação em Saúde, Enfermagem, Primeiros Socorros.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
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