O câncer de mama comporta-se com relevância estatística frente ao cenário de morbimortalidade da população feminina. Aponta-se um total de 59.700 para cada ano, de novos casos surgidos nos anos de 2018 e 2019. Para além do exposto, cabe debruçar-se sobre as numerosas internações oriundas dessa neoplasia nos diversos estágios da enfermidade. Objetiva-se evidenciar as internações hospitalares decorrentes do câncer de mama no período de janeiro de 2014 a abril de 2019. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, descritiva, com abordagem quantitativa. Realizada no mês de julho de 2019. Mediou-se a pesquisa por meio do sistema de informação em saúde DATASUS/ Tabnet, contemplando o escore pertinente aos de internação hospitalar por câncer de mama no período de janeiro de 2014 a abril de 2019. Para melhor desenvolvimento da pesquisa, usou-se o banco de dados biblioteca virtual da saúde (BVS), utilizando-se os descritores: Hospitalização e Neoplasias da mama, operacionalizado pelo boleano AND. A priori foram localizados 351 artigos, os quais submetidos aos critérios de inclusão e exclusão. Os artigos incluídos deveriam estar disponíveis; nos idiomas português e inglês; publicado nos últimos cinco anos. Restaram 50 artigos, sendo excluídos os artigos repetidos e não condizentes à temática, totalizando 15 artigos, os quais subsidiaram o estudo. Foram registrados por meio do sistema, o quantitativo de 334.107, internações oriundas do câncer de mama. Quando verificado esse número por região, a sudeste foi a que apresentou o maior índice de internação por câncer de mama, com um total de 1.827.926 internações. Logo em seguida aparece a nordeste com 1.012.858 casos. A região sul mostra-se como a terceira nesse ranking, com 900.250 internações, seguida pela região centro-oeste, que apresentou uma totalidade de 254.981 pacientes internados por câncer de mama. Em último lugar, manifesta-se a região norte com 157.232 internações pela doença. Embora com índices diferentes, todos os anos analisados, apresentaram a mesma sequência no condizente à ordem decrescente nos números de internações por região. Ressalta-se que, em sua totalidade, os maiores índices de internações ocorreram no ano de 2018, com 832.183 pessoas internadas. Os dados apontados evidenciam que a região sudeste é a que apresenta a maior quantidade das internações por câncer de mama, a qual justifica-se que é nesta região que estão concentrados os maiores índices de incidência e prevalência da doença, consequentemente mais oneroso para os serviços de saúde, uma vez que cabe ao sistema garantir a integralidade e a universalidade do cuidado.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.