A permanência em um ambiente hospitalar é muito difícil para qualquer pessoa, mas a criança vivencia uma internação de forma mais intensa e traumática, pois a do convívio familiar. A ludoterapia é um excelente aliado nesse processo, pois é aplicada como um instrumento para criar empatia entre o educador e quem recebe a terapia, além de estimular o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças, principalmente aquelas com necessidades especiais. Dessa forma, o estudo objetivou analisar os sentimentos da criança em tratamento oncológico frente à ludoterapia. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, transversal e descritiva, realizada na pediatria da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer, Mossoró, Rio Grande do Norte, em outubro de 2018. Foram incluídas oito crianças com idade compreendida entre três e 19 anos que apresentavam alguma habilidade para desenhar. Para a coleta dos dados, o roteiro de entrevista foi explicitado à mãe/responsável na beira do leito, onde esta juntamente com sua criança respondeu aos questionamentos da pesquisa, tentando o pesquisador manter um ambiente propício e discreto para aplicação do formulário, de maneira a minimizar possíveis constrangimentos para a mãe/responsável e criança. Os dados quantitativos foram organizados no Excel, apresentados em frequências simples em tabelas e os qualitativos analisados a partir da teoria de Bardin. Respeitados os preceitos éticos e legais das pesquisas com seres humanos. A amostra pesquisada evidenciou que 100% dos responsáveis eram do sexo feminino, 75% com idade entre 20 e 40 anos, 62,5% eram casados e 62,5% com nível de escolaridade até o ensino fundamental incompleto. Em relação às crianças, a idade variou entre 4 e 17 anos, 62,5% do sexo feminino, 75% procedente da zona urbana, 62,5% de etnia parda, 62,5% regularmente matriculados na escola, 75% residiam em casa própria, 75% moravam com quatro pessoas na residência, 75% com renda familiar entre um e dois salários mínimos, 62,5% eram católicas e 62,5% tinham apenas um irmão. Em relação ao perfil clínico, quanto ao diagnóstico, 62,5% apresentavam leucemia e 100% encontravam-se em tratamento quimioterápico, 37,5% iniciaram o tratamento entre 2017 e 2018 e 50% das crianças estavam em tratamento há um, entre cinco a 12 meses. Quanto à fase qualitativa emergiram três categorias temáticas: “Sentimento positivos frente ao tratamento quimioterápico”, “Ludismo gerando motivação na criança” e “Ludoterapia e os benefícios das atividades” que refletiram a percepção dos responsáveis em relação à ludoterapia aplicada e a positividade da terapia pelos desenhos confeccionados pelas crianças durante o tratamento quimioterápico. Percebeu-se que a ludoterapia é um forte aliado frente à adesão ao tratamento quimioterápico e benéfico na redução, dos sentimentos negativos que acometem as crianças hospitalizadas.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.