A Lei orgânica, nº 8.080, define a promoção, proteção e recuperação da saúde, como base da organização e funcionamento dos serviços de saúde. Em 2017, no mundo, havia 36,9 milhões de pessoas vivendo com HIV. De 2000 a 2016, foram identificado pelo Sistema de Informação de Mortalidade, 66.196 óbitos associadas às hepatites virais. Visto a incidência, a atenção a grupos populacionais vulneráveis deve ser integral, assim é primordial que se qualifique o acesso ao diagnóstico de infecções, para que seja realizada de forma rápida e o tratamento seja iniciado de forma precoce, podendo para este fim ser ofertado o teste-rápido. Nessa perspectiva, ações extramuros como mutirões se enquadram em movimentos preconizados pelas políticas públicas. Esse trabalho objetivou descrever uma ação de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis em comunidade vulnerável. Trata-se de um relato de experiência, realizado no período de março a maio de 2019, em uma feira realizada no Barroso no município de Fortaleza- CE, área da regional VI, que ocupa Índice de Desenvolvimento Humano muito baixo entre os 119 bairros. Participaram feirantes e transeuntes. Foram produzidos para a ação convites e cartazes utilizando o mote “Teste por amor, cuide-se rápido”. O mutirão organizou-se em estações. A primeira estação era de aconselhamento coletivo, os participantes formavam a fila e uma acadêmica, utilizando próteses, panfletos e camisinha discorria sobre as doenças que seriam testadas e sobre o teste rápido. A segunda estação era pré-teste; na terceira foram realizados os seguintes testes: HIV, Hepatite B e C. O teste de Sífilis estava indisponível no posto e na secretaria no período em que aconteceu a ação. O quarto momento foi resultado e aconselhamento pós- teste. Foi idealizado a realização de 100 testes rápidos, no dia em que ocorreu a ação foi realizado 48, em que 17 foram do sexo masculino e 31 do feminino, entre 30 à 49 anos, apenas um teste foi positivo, mas o participante já sabia do seu diagnóstico de HIV. Apesar da meta não ter sido alcançada, a ação contribuiu para aumento do conhecimento das ISTs, a descoberta da existência dos testes rápidos e onde poderiam ser encontrados e o sobre a importância do uso dos preservativos durante as relações sexuais. Durante o projeto, foram relatados depoimentos da população acerca da atividade que estava sendo realizada com eles, se referiam que havia muitas dificuldades e os mesmos eram esquecidos. Ações extramuros são importantes para a criação de vínculo entre unidade básica e população, para que a informação seja disseminada de forma igual. Houve, uma procura significativa da população que demonstrou a falta de conhecimento sobre o assunto, visto a baixa escolaridade da região em que aconteceu a intervenção. Esse tipo de ação são redutoras de vulnerabilidades, pois tem o poder de empoderar os sujeitos do seu autocuidado.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.