EFEITOS DE VÍDEO E CARTILHA EDUCATIVA NA PREVENÇÃO DE DIARREIA INFANTIL EM REDENÇÃO-CE

  • Autor
  • Hévila Ferreira Gomes Medeiros Braga
  • Co-autores
  • Maria Jocelane Nascimento da Silva , Brena Shellem Bessa de Oliveira , Francisca Mayra de Sousa Melo , Emanuella Silva Joventino Melo
  • Resumo
  • A diarreia infantil é considerada um grave problema de saúde pública em países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, visto ser uma das doenças mais prevalentes e responsável por elevados números de óbitos de crianças menores de cinco anos de idade. Em vista disso, a realização de intervenções educativas sobre a prevenção da diarreia infantil e os cuidados necessários favorece o empoderamento das mães sobre a temática, com a finalidade de diminuir a ocorrência desse agravo. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito do uso de intervenções educativas (vídeo e cartilha) na prevenção da diarreia infantil e a ocorrência dessa afecção no município de Redenção-CE. Tratou-se de um ensaio clínico randomizado (ECR) a partir da utilização de intervenções educativas (leitura e entrega da cartilha e exibição do vídeo educativo). A amostra foi composta por 210 mães de crianças menores de cinco anos de idade residentes de Redenção-CE que foram divididas em três grupos, a saber: grupos cartilha (n=70), vídeo (n=70) e comparação (n=70). Para coleta de dados, foi utilizado um formulário sociodemográfico e de acompanhamento da ocorrência da diarreia. Na segunda fase da coleta, por contato telefônico, realizado dois meses após a primeira fase, foi utilizado um formulário reduzido de investigação da diarreia infantil. Os dados foram digitados e analisados no programa IBM SPSS (versão 20.0), mediante os testes estatísticos qui-quadrado de Pearson e McNemar. Verificou-se que, após dois meses da primeira coleta, houve redução significativa da ocorrência de diarreia em todos os grupos (p<0,001): grupo cartilha (antes – 49 episódios; depois – 9 episódios), grupo vídeo (antes – 40 episódios; depois – 7 episódios) e comparação (antes – 48 episódios; depois – 9 episódios). Todavia não foi identificada associação estatisticamente significante intergrupos e a ocorrência de diarreia na primeira coleta (p=0,216) e segunda coleta (p=0,834) da pesquisa. Porém, em termos absolutos, a maior diminuição no número de casos dessa patologia ocorreu após a aplicação da cartilha. Assim, constatou-se que as intervenções educativas utilizadas nesse estudo foram efetivas na redução da ocorrência de diarreia infantil com maior destaque para a cartilha educativa.

  • Palavras-chave
  • Diarreia infantil, Educação em saúde, Enfermagem.
  • Área Temática
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (Aleitamento Materno; Neonatologia; Pediatria; Hebiatria; Saúde escolar)
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Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.

Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.

Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem

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1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.

1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.

1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.

1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.

1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.

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  • Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de não aceitação do trabalho.
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Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.

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  • EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
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  • ENFERMAGEM AEROESPACIAL
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  • ENFERMAGEM DERMATOLÓGICA (Feridas; Queimados; Podiatria)
  • ENFERMAGEM EM ACESSO VASCULAR E TERAPIA INFUSIONAL
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