PROMOÇÃO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DO RECIFE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Larissa Evelyn de Arruda
  • Co-autores
  • Marcos Soares de Lima , Cindy Targino de Almeida , Marcella Di Fátima Ferreira Noya Barros , Simone Maria Muniz da Silva Bezerra
  • Resumo
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    A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica não transmissível determinada pela sustentação elevada de níveis pressóricos (pressão arterial sistólica ? 140 mmHg e? ou de pressão arterial diastólica ? 90 mmHg), responsável por acometer crescentemente adultos jovens e podendo acometer 1,56 bilhões de pessoas até 2025¹. Na idade pediátrica, a prevalência de HAS encontra-se em torno de 3% a 5%, enquanto a de Pré-Hipertensão atinge 10% a 15%. Estes valores estão relacionados ao grande aumento da obesidade infantil e predomínio em adolescentes. A HAS nessa faixa etária está atribuída a causas genéticas, sendo as mesmas influenciadas pela alimentação inadequada e sedentarismo. O objetivo deste estudo é relatar a vivência de acadêmicos de Enfermagem na realização de uma ação de educação em saúde voltada para o público infantil. Trata-se de um relato de experiência, realizado por discentes do curso de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco em uma ação do projeto de extensão intitulado “ComPressão não se brinca” realizado em Abril de 2018. Os participantes envolvidos nessa ação foram crianças na faixa etária entre 5 a 12 anos, estudantes da Escola Municipal Cidadão Hebert de Souza, localizada na cidade do Recife-PE. As atividades desenvolvidas tiveram como foco a educação em saúde, com ênfase nas doenças cardiovasculares, em especial a HAS, diabetes e seus fatores de risco, assim como a importância de uma alimentação saudável e equilibrada. A estratégia utilizada para abordagem da temática se desenvolveu com a utilização de atividades lúdicas, utilizando-se o teatro, paródia e quebra cabeças como forma de envolver os escolares. Na ocasião, foram promovidas atividades lúdicas que visavam estimular a prática de alimentação e hábitos saudáveis. A aplicação da tecnologia leve, jogos, músicas e dinâmicas de interação em grupo proporcionaram um momento bastante proveitoso, o qual estimulou a criticidade dos ouvintes acerca dos seus hábitos. A utilização desses métodos estabeleceu uma comunicação positiva, facilitando a interação e aproximação das crianças a partir do partilhamento de informações de ambos sobre as suas percepções acerca do conteúdo retratado. Foi apresentado um quadro elaborado pelos extensionistas, que indicava a quantidade de sódio e açúcar presente nos alimentos ultraprocessados que fazem parte da alimentação diária delas, coletados nos lixeiros da escola. Relatou-se as consequências de uma vida baseada em uma má alimentação e prática não regular de exercícios físicos, estimulando o repasse destas informações para os familiares e pessoas próximas das crianças. Desse modo, as atividades realizadas pelos discentes, apresentam-se como uma ferramenta fundamental para se promover saúde através de ações educativas que visem favorecer o aprendizado, dinamizar os espaços e socializar experiências.

     

  • Palavras-chave
  • Hipertensão, Promoção da Saúde, Educação em Saúde
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
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Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.

Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.

Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem

OBSERVAÇÕES GERAIS

1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.

1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.

1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.

1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.

1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.

1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br

 

ATENÇÃO:

  • Não serão aceitos resumos pelo correio ou por fax.
  • Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de não aceitação do trabalho.
  • Destacamos que a não adequação a essas regras causa nulidade do resumo para avaliação da comissão científica.

 

Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.

  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ANESTESIOLOGIA
  • ECONOMIA DA SAÚDE (Gestão de Projetos de Investimentos)
  • EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
  • EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA EM SAÚDE
  • ENFERMAGEM AEROESPACIAL
  • ENFERMAGEM AQUAVIÁRIA
  • ENFERMAGEM DERMATOLÓGICA (Feridas; Queimados; Podiatria)
  • ENFERMAGEM EM ACESSO VASCULAR E TERAPIA INFUSIONAL
  • ENFERMAGEM EM ASSISTÊNCIA DOMICILIÁRIA (Home Care)
  • ENFERMAGEM EM AUDITORIA
  • ENFERMAGEM EM CAPTAÇÃO, DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS
  • ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Hemodinâmica; Perfusionista)
  • ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
  • ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO (Recuperação Pós-anestésica)
  • ENFERMAGEM EM CUIDADOS PALIATIVOS
  • ENFERMAGEM EM DIAGNÓSTICO POR IMAGENS (Endoscopia digestiva; Radiologia e lmaginologia)
  • ENFERMAGEM EM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS (Doenças tropicais)
  • ENFERMAGEM EM ENDOCRINOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM ESTÉTICA
  • ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA
  • ENFERMAGEM EM FARMACOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM GENÉTICA E GENÂMICA (Reprodução Humana Assistida)
  • ENFERMAGEM EM GERENCIAMENTO E GESTÃO
  • ENFERMAGEM EM HEMATOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM HEMOTERAPIA
  • ENFERMAGEM EM INFORMÁTICA EM SAÚDE (Sistema de Informação)
  • ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA
  • ENFERMAGEM EM NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA
  • ENFERMAGEM EM OFTALMOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA (Oncologia Pediátrica)
  • ENFERMAGEM EM OTORRINOLARINGOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM PESQUISA CLÍNICA
  • ENFERMAGEM EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
  • ENFERMAGEM EM PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA (Saúde da Família e Comunidade; Saúde Pública; Saúde Ambiental; Pneumologia Sanitária)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (Aleitamento Materno; Neonatologia; Pediatria; Hebiatria; Saúde escolar)
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  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO ADULTO (Clínica Médica; Clínica Cirúrgica)
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  • ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL (Enfermagem psiquiátrica)
  • ENFERMAGEM EM SEXOLOGIA HUMANA
  • ENFERMAGEM EM SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM-SAE
  • ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA (Adulto; Cardiológica; Neurológica; Pediátrica; Neonatologia)
  • ENFERMAGEM EM TERAPIA NUTRICIONAL E NUTRIÇÃO CLÍNICA (Alimentação e Nutrição na Atenção Básica; Nutrição Enteral e Parenteral)
  • ENFERMAGEM EM TRAUMATO-ORTOPEDIA
  • ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA (Atendimento Pré-hospitalar; Suporte Básico de Vida; Suporte Avançado de Vida)
  • ENFERMAGEM EM UROLOGIA
  • ENFERMAGEM EM VIGILÂNCIA (Sanitária; Epidemiológica; Ambiental)
  • ENFERMAGEM FORENSE
  • ENFERMAGEM HIPERBÁRICA
  • ENFERMAGEM NO MANEJO DA DOR
  • ENFERMAGEM OFFSHORE
  • ENSINO E PESQUISA EM BIOÉTICA
  • ENSINO E PESQUISA EM ENFERMAGEM
  • ENSINO E PESQUISA EM ÉTICA
  • GESTÃO EM DIREITO SANITÁRIO
  • GESTÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Comissão Organizadora:

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Periodicidade de Publicação: 

Anual;

 

Idiomas aceitos para os artigos publicados: 

Português;

 

Editor responsável pela publicação:

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