SEGURANÇA DO PACIENTE NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM PEDIATRIA: ESTUDO COMPARATIVO DO RELATO ESCRITO COM AS AÇÕES OBSERVADAS NA PRÁTICA

  • Autor
  • Sabrina de Souza Gurgel
  • Co-autores
  • Cristina Oliveira da Costa , Thais Lima Vieira de Souza , Patrícia Rebouças Araújo , Francisca Elisângela Teixeira Lima
  • Resumo
  •  

    A segurança do paciente tem sido foco de amplas discussões em âmbito hospitalar gerando um amplo debate de repercussão mundial. Tem-se como objetivo comparar o relato escrito à prática assistencial dos profissionais de enfermagem quanto à higiene e comunicação antes do processo de administração de medicamentos às crianças internadas em um hospital pediátrico. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, realizado em junho de 2019, em que foram analisados dados provenientes de dois estudos: A- Construção e validação do instrumento de avaliação das ações para promoção da segurança do paciente na pediatria; e B: Desempenho dos profissionais de enfermagem no processo de administração de medicamento endovenoso em pediatria. Ambos os estudos foram desenvolvidos em um hospital pediátrico de referência no estado do Ceará. A amostra foi constituída por 170 profissionais de enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem) que desempenham a administração de medicamentos às crianças internadas na referida instituição, dos quais 159 pertencem ao estudo A e 11 ao estudo B. Salienta-se que foram realizadas 135 observações no estudo B. Para análise dos dados foi construído um instrumento que levou em consideração os tópicos convergentes aos dois estudos. Como resultado das ações comparadas, tem-se que o relato escrito difere do observado: higieniza as mãos (relatado: 97,4%; observado: 23%); utiliza material e técnicas assépticas (relatado: 90%; observado: 97,8%); lê a prescrição médica e esclarece dúvidas se houver (relatado: 76,7%; observado: 97,8%), sendo estas ações estatisticamente significantes (p < 0,05). O presente estudo possibilitou a identificação do diagnóstico situacional sobre o desempenho dos profissionais, demostrando assim a necessidade de capacitação da equipe de enfermagem, buscando melhorar o conhecimento dos profissionais, o aperfeiçoamento das habilidades dos profissionais e a atitude de por em prática as competências necessárias para o melhor desempenho na administração de medicamentos na pediatria. 

     

  • Palavras-chave
  • Segurança do Paciente, Enfermagem pediátrica, Estudo Comparativo.
  • Área Temática
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (Aleitamento Materno; Neonatologia; Pediatria; Hebiatria; Saúde escolar)
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Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.

Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.

Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem

OBSERVAÇÕES GERAIS

1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.

1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.

1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.

1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.

1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.

1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br

 

ATENÇÃO:

  • Não serão aceitos resumos pelo correio ou por fax.
  • Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de não aceitação do trabalho.
  • Destacamos que a não adequação a essas regras causa nulidade do resumo para avaliação da comissão científica.

 

Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.

  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ANESTESIOLOGIA
  • ECONOMIA DA SAÚDE (Gestão de Projetos de Investimentos)
  • EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
  • EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA EM SAÚDE
  • ENFERMAGEM AEROESPACIAL
  • ENFERMAGEM AQUAVIÁRIA
  • ENFERMAGEM DERMATOLÓGICA (Feridas; Queimados; Podiatria)
  • ENFERMAGEM EM ACESSO VASCULAR E TERAPIA INFUSIONAL
  • ENFERMAGEM EM ASSISTÊNCIA DOMICILIÁRIA (Home Care)
  • ENFERMAGEM EM AUDITORIA
  • ENFERMAGEM EM CAPTAÇÃO, DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS
  • ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Hemodinâmica; Perfusionista)
  • ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
  • ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO (Recuperação Pós-anestésica)
  • ENFERMAGEM EM CUIDADOS PALIATIVOS
  • ENFERMAGEM EM DIAGNÓSTICO POR IMAGENS (Endoscopia digestiva; Radiologia e lmaginologia)
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  • ENFERMAGEM EM ENDOCRINOLOGIA
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  • ENFERMAGEM EM PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
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  • ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA (Atendimento Pré-hospitalar; Suporte Básico de Vida; Suporte Avançado de Vida)
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