A prática de enfermagem é baseada em um constante processo educativo. Assim, a educação dos profissionais de enfermagem requer maior atenção. A educação permanente reafirma o compromisso no processo de formação pessoal e profissional, com o escopo de melhoria da qualidade da assistência prestada. Nesse sentido, a educação permanente é compreendida como um processo educativo de aprendizagem no ambiente de trabalho permitindo transformação das práticas em saúde. O objetivo deste estudo é relatar as ações do projeto de extensão Educação para o cuidado seguro que proporciona educação permanente em âmbito hospitalar através do assessoramento da equipe de enfermagem no desenvolvimento de uma assistência segura e de qualidade. Este estudo trata de um relato de experiência sobre o projeto de extensão, vinculado ao Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, Unidade Descentralizada de Iguatu. As ações educativas do projeto estão concentradas no Hospital Regional de Iguatu, com educação permanente à equipe de enfermagem da clínica médica. Adotam como estratégias as metodologias ativas de ensino-aprendizagem acerca das metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente preconizada pelo Ministério da Saúde. As atividades educativas são desenvolvidas por estudantes membros do projeto, realizadas durante o horário de trabalho e conforme a disponibilidade dos mesmos. Os alunos são capacitados antes de cada ação pelas professoras coordenadoras do projeto. Atualmente, o projeto é constituído de 19 extensionistas voluntários, uma bolsista, duas professoras coordenadoras e duas professoras colaboradoras. Até o momento, foram realizadas 38 reuniões para planejamento e capacitações, 12 ações em serviço, perfazendo um total de 24 profissionais de saúde capacitados ou em processo de capacitação e dois serviços contemplados pelo projeto. As ações implementadas neste projeto, contribuem de forma significativa no processo de qualificação para o desenvolvimento de uma assistência segura e livre de danos, intento principal da Segurança do Paciente com imensa relevância para a formação acadêmica e profissional dos alunos, assim como a qualificação da assistência de enfermagem fornecida pelos profissionais do serviço. A efetivação da educação permanente em saúde permite a capacitação dos profissionais de enfermagem para conscientização e adoção das práticas mais seguras reforçando a cultura de segurança do paciente. Espera-se que as ações desenvolvidas contribuam significativamente na qualificação para o desenvolvimento de uma assistência com garantia do cuidado seguro, capacitando os profissionais de saúde para adesão à segurança do paciente e possibilitando transformações, com vistas à qualificação profissional.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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