CONSTRUÇÃO DE JOGO EDUCATIVO PARA O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO SEGURA DE MEDICAMENTOS

  • Autor
  • Glícia Uchôa Gomes Mendonça
  • Co-autores
  • Marilene Alves Pereira , Marília Brito de Lima , Jayana Castelo Branco Cavalcante de Meneses , José Gerfeson Alves
  • Resumo
  • A assistência segura é temática central de amplas discussões na área da saúde em todo o mundo. Estima-se que no Brasil eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos perfazem 18% das ocorrências. Neste sentido, metodologias inovadoras de ensino caracterizam um recurso didático interessante na construção crítica e reflexiva do estudante. O objetivo deste estudo é descrever a construção de jogo educativo sobre administração segura de medicamentos. Para tanto, trata-se de uma pesquisa de caráter metodológico, realizada na cidade de Iguatu, em uma escola pública de ensino médio profissionalizante, no período de fevereiro a julho de 2019, com estudantes do curso técnico em enfermagem. A construção do jogo de tabuleiro se deu em nove etapas e contemplou o tema administração segura de medicamentos. O referido jogo foi construído para utilização em grupo, contendo manual de instruções para elucidação das regras do jogo. Na primeira etapa de construção elencaram-se os objetivos: Instruir sobre a utilização de aspectos contidos no protocolo sobre administração segura de medicamentos do Ministério da Saúde e promover uma prática segura. A segunda etapa trata da adequação do jogo para ensino técnico de enfermagem, que tem foco nas vias de administração de medicamentos, nos nove certos, nos registros de enfermagem entre outros.  Na terceira e na quarta etapa, o estímulo à competição é criado a partir da divisão em grupos distintos para discussão do conteúdo da carta-pergunta, lançando a resposta aos demais. Na quinta etapa, as regras do jogo foram definidas: início da partida; cada equipe contendo um pino, que deve ser colocado no ponto de partida; caso uma equipe não consiga responder à pergunta, deverá passar o poder de resposta a outra equipe; nas cartas obtendo desafios e prendas, que acrescenta o componente diversão, recomendado pela sexta etapa de construção do jogo. Vence o primeiro que chegar ao ponto “chegada”. Na sétima etapa, o feedback imediato é conquistado na medida em que o jogo possibilita contato com as respostas do jogo. Por fim, na oitava etapa, avaliou-se o fato de o jogo corresponder ou não às necessidades dos estudantes, por meio da investigação conhecimento dos estudantes sobre o processo de administração e preparo de medicamentos. Observou-se que os discentes apresentaram conhecimento deficiente quanto às vias de administração de medicamentos e os certos para administração segura de medicamentos. Na nona etapa, o teste em campo, verificou-se que os estudantes encontravam-se entusiasmados, alguns tímidos e outros curiosos quanto ao jogo. Conclui-se que este jogo de tabuleiro é uma ferramenta interessante para ser aplicada no processo educacional, visto que, despretensiosamente aguçou o raciocínio dos jogadores.

  • Palavras-chave
  • Educação em Enfermagem, Segurança do Paciente, Tecnologia Educacional
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
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Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.

Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.

Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem

OBSERVAÇÕES GERAIS

1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.

1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.

1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.

1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.

1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.

1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br

 

ATENÇÃO:

  • Não serão aceitos resumos pelo correio ou por fax.
  • Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de não aceitação do trabalho.
  • Destacamos que a não adequação a essas regras causa nulidade do resumo para avaliação da comissão científica.

 

Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.

  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ANESTESIOLOGIA
  • ECONOMIA DA SAÚDE (Gestão de Projetos de Investimentos)
  • EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
  • EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA EM SAÚDE
  • ENFERMAGEM AEROESPACIAL
  • ENFERMAGEM AQUAVIÁRIA
  • ENFERMAGEM DERMATOLÓGICA (Feridas; Queimados; Podiatria)
  • ENFERMAGEM EM ACESSO VASCULAR E TERAPIA INFUSIONAL
  • ENFERMAGEM EM ASSISTÊNCIA DOMICILIÁRIA (Home Care)
  • ENFERMAGEM EM AUDITORIA
  • ENFERMAGEM EM CAPTAÇÃO, DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS
  • ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Hemodinâmica; Perfusionista)
  • ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
  • ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO (Recuperação Pós-anestésica)
  • ENFERMAGEM EM CUIDADOS PALIATIVOS
  • ENFERMAGEM EM DIAGNÓSTICO POR IMAGENS (Endoscopia digestiva; Radiologia e lmaginologia)
  • ENFERMAGEM EM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS (Doenças tropicais)
  • ENFERMAGEM EM ENDOCRINOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM ESTÉTICA
  • ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA
  • ENFERMAGEM EM FARMACOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM GENÉTICA E GENÂMICA (Reprodução Humana Assistida)
  • ENFERMAGEM EM GERENCIAMENTO E GESTÃO
  • ENFERMAGEM EM HEMATOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM HEMOTERAPIA
  • ENFERMAGEM EM INFORMÁTICA EM SAÚDE (Sistema de Informação)
  • ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA
  • ENFERMAGEM EM NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA
  • ENFERMAGEM EM OFTALMOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA (Oncologia Pediátrica)
  • ENFERMAGEM EM OTORRINOLARINGOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM PESQUISA CLÍNICA
  • ENFERMAGEM EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
  • ENFERMAGEM EM PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA (Saúde da Família e Comunidade; Saúde Pública; Saúde Ambiental; Pneumologia Sanitária)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (Aleitamento Materno; Neonatologia; Pediatria; Hebiatria; Saúde escolar)
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  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO ADULTO (Clínica Médica; Clínica Cirúrgica)
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  • ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL (Enfermagem psiquiátrica)
  • ENFERMAGEM EM SEXOLOGIA HUMANA
  • ENFERMAGEM EM SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM-SAE
  • ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA (Adulto; Cardiológica; Neurológica; Pediátrica; Neonatologia)
  • ENFERMAGEM EM TERAPIA NUTRICIONAL E NUTRIÇÃO CLÍNICA (Alimentação e Nutrição na Atenção Básica; Nutrição Enteral e Parenteral)
  • ENFERMAGEM EM TRAUMATO-ORTOPEDIA
  • ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA (Atendimento Pré-hospitalar; Suporte Básico de Vida; Suporte Avançado de Vida)
  • ENFERMAGEM EM UROLOGIA
  • ENFERMAGEM EM VIGILÂNCIA (Sanitária; Epidemiológica; Ambiental)
  • ENFERMAGEM FORENSE
  • ENFERMAGEM HIPERBÁRICA
  • ENFERMAGEM NO MANEJO DA DOR
  • ENFERMAGEM OFFSHORE
  • ENSINO E PESQUISA EM BIOÉTICA
  • ENSINO E PESQUISA EM ENFERMAGEM
  • ENSINO E PESQUISA EM ÉTICA
  • GESTÃO EM DIREITO SANITÁRIO
  • GESTÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Comissão Organizadora:

  • Gilmar Júnior (Presidente do Evento)
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Anual;

 

Idiomas aceitos para os artigos publicados: 

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Editor responsável pela publicação:

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