A assistência segura é temática central de amplas discussões na área da saúde em todo o mundo. Estima-se que no Brasil eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos perfazem 18% das ocorrências. Neste sentido, metodologias inovadoras de ensino caracterizam um recurso didático interessante na construção crítica e reflexiva do estudante. O objetivo deste estudo é descrever a construção de jogo educativo sobre administração segura de medicamentos. Para tanto, trata-se de uma pesquisa de caráter metodológico, realizada na cidade de Iguatu, em uma escola pública de ensino médio profissionalizante, no período de fevereiro a julho de 2019, com estudantes do curso técnico em enfermagem. A construção do jogo de tabuleiro se deu em nove etapas e contemplou o tema administração segura de medicamentos. O referido jogo foi construído para utilização em grupo, contendo manual de instruções para elucidação das regras do jogo. Na primeira etapa de construção elencaram-se os objetivos: Instruir sobre a utilização de aspectos contidos no protocolo sobre administração segura de medicamentos do Ministério da Saúde e promover uma prática segura. A segunda etapa trata da adequação do jogo para ensino técnico de enfermagem, que tem foco nas vias de administração de medicamentos, nos nove certos, nos registros de enfermagem entre outros. Na terceira e na quarta etapa, o estímulo à competição é criado a partir da divisão em grupos distintos para discussão do conteúdo da carta-pergunta, lançando a resposta aos demais. Na quinta etapa, as regras do jogo foram definidas: início da partida; cada equipe contendo um pino, que deve ser colocado no ponto de partida; caso uma equipe não consiga responder à pergunta, deverá passar o poder de resposta a outra equipe; nas cartas obtendo desafios e prendas, que acrescenta o componente diversão, recomendado pela sexta etapa de construção do jogo. Vence o primeiro que chegar ao ponto “chegada”. Na sétima etapa, o feedback imediato é conquistado na medida em que o jogo possibilita contato com as respostas do jogo. Por fim, na oitava etapa, avaliou-se o fato de o jogo corresponder ou não às necessidades dos estudantes, por meio da investigação conhecimento dos estudantes sobre o processo de administração e preparo de medicamentos. Observou-se que os discentes apresentaram conhecimento deficiente quanto às vias de administração de medicamentos e os certos para administração segura de medicamentos. Na nona etapa, o teste em campo, verificou-se que os estudantes encontravam-se entusiasmados, alguns tímidos e outros curiosos quanto ao jogo. Conclui-se que este jogo de tabuleiro é uma ferramenta interessante para ser aplicada no processo educacional, visto que, despretensiosamente aguçou o raciocínio dos jogadores.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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