O idoso brasileiro sofre com a desinformação, o preconceito e o desrespeito, somam-se a isto a precariedade de investimentos públicos para atendimento às necessidades específicas da população, a falta de instalações adequadas, a carência de programas específicos e de recursos humanos, seja em quantidade ou qualidade. Estes fatores influenciam na decisão da população geriatra na escolha de buscar ou não o atendimento nas unidades básicas de saúde, e esta gera alterações na eficiência dos programas de cuidado a esse público, na continuidade do tratamento e no acompanhamento da saúde deste público. Um atendimento humanizado é aquele que considera a integralidade da “unidade de cuidado”, ou seja, ele pressupõe a união entre a qualidade do tratamento técnico e a qualidade do relacionamento que se desenvolve entre paciente, familiares e equipe. Cabe a todos os profissionais de saúde acolher a pessoa idosa de forma humanizada, criando vínculos pautados na ética, compromisso e respeito. A partir destes valores, o acompanhamento dos hábitos e particularidades da vida de cada um se dará de forma saudável, permitindo o maior entendimento das condições familiares e identificando as fragilidades as quais cada pessoa está submetida. Objetivou-se relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem frente a ação realizada com Agentes comunitárias de saúde- ACSs sobre atendimento humanizado aos idosos. Trata-se de um relato de experiencia, realizado por acadêmicas de enfermagem do 10º semestre. A Palestra ocorreu no mês de junho de 2019, no auditório de uma faculdade particular. Participaram 24 ACSs, da regional VI de Fortaleza Ceara. A palestra ocorreu de forma expositiva e dialogada com uso de retroprojetor. Os ACSs foram convidados a participar através de um ofício enviado as unidades de saúdem onde esses trabalhavam. A experiência aos ACSs possibilitou agregar conhecimentos as práticas vividas, assim como conscientizá-los de que são corresponsáveis pelo atendimento e pela saúde da população idosa. As acadêmicas palestrantes, esta atividade possibilitou a exposição de conhecimentos adquiridos, compartilhamento de saberes assim como o aprendizado mútuo através dos relatos de experiência dos ACSs participantes. Atividades educativas ministradas por acadêmicos permitem a estes, habilidades ainda na condição de alunos, a lidar com a possibilidade de serem palestrantes, educadores e informantes, isto é imprescindível, já que o profissional enfermeiro é um educador, conscientizador seja a sua população, clientela, comunidade ou colegas de trabalho. Conclui-se que esta experiencia configurou-se como exitosa ao ponto de acarretar benefícios aos palestrantes e ao público participante, possibilitando aos ACSs melhorias na assistência e no cuidado prestado e as acadêmicas agregando habilidades e formando meios para lidar com essa temática.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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