O envelhecimento é envolto por alterações fisiológicas que comprometem a capacidade funcional do idoso, favorecendo a ocorrência de quedas. Estes eventos acarretam amplas consequências aos idosos como possíveis fraturas, internações, prejuízos à mobilidade gerando dependência parcial ou total, reduzindo assim a qualidade de vida do indivíduo. Neste contexto, medidas de prevenção devem ser disseminadas por meio de implementação de estratégias educativas com expressivos resultados em estudos prospectivos. O estudo tem por finalidade relatar a vivência de estudantes de Enfermagem em uma ação de extensão relativa à prevenção de quedas. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência acerca de uma ação de educação em saúde desenvolvida pela Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia sobre prevenção de quedas em idosos. A ação ocorreu em setembro de 2019 com cerca de 15 idosos integrantes do Projeto Saúde - Bombeiros e Sociedade, programa instituído pela esfera estadual com o intuito de promover saúde e bem estar através de atividades físicas e interações sociais, focando principalmente na terceira idade. Os acadêmicos puderam explanar sobre a temática e a sua relevância, além de distribuir folders informativos quanto aos impactos das quedas em idosos, aos fatores de risco e às formas de prevenir este evento. Inicialmente, houve uma dinâmica de apresentação visando estreitar a relação entre os estudantes e os idosos. Após este momento, por meio de roda de conversa, explicou-se brevemente sobre as consequências das quedas na terceira idade, ressaltando-se as possíveis fraturas, internações e o risco aumentado para ocorrência de novas quedas. Os acadêmicos expuseram idade elevada, comprometimento cognitivo, presença de multimorbidades, efeitos adversos de medicamentos, histórico prévio de quedas, diminuição da resposta motora, bem como diminuição dos sinais sensoriais como fatores de risco intrínsecos para quedas em idosos. Ademais, aspectos como baixa iluminação, superfície inadequada para deambulação, escadas com degraus altos e existência de tapetes foram mencionados como fatores de risco extrínsecos para quedas. Ao fim da exposição oral, foram entregues folders sintetizando o conteúdo abordado possibilitando aos idosos um meio de posterior consulta às informações discutidas. A vivência foi satisfatória para os acadêmicos tendo em vista o engajamento demonstrado pelos idosos presentes. A partir do exposto, demonstra-se a relevância da implementação de ações de educação em saúde a fim de aproximar o meio acadêmico, e o conhecimento nele produzido, com a comunidade visando a promoção da saúde e a consequente prevenção de quedas. Sugere-se que atividades como esta sejam reproduzidas para além dos próprios indivíduos idosos, abrangendo os familiares e cuidadores.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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