Os primeiros anos de vida constituem-se como um dos períodos de maior dependência da criança, sendo os cuidados prestados pelos familiares um dos pilares da qualidade da saúde infantil. O engasgo é uma manifestação do organismo que se configura pelo bloqueio parcial ou completo de um dos órgãos do sistema respiratório, incapacitando o fluxo do ar. Este evento possui uma alta prevalência, podendo levar a morte, configurando-se assim em uma urgência pediátrica. Visando evitar sua ocorrência e complicações faz-se necessário educar a população com vista a prevenção, identificação precoce e promoção da saúde através da informação. Objetivou-se relatar a experiência de acadêmicos quanto a uma atividade educativa acerca do engasto em crianças menores de 3 anos. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos de um centro universitário localizado em Fortaleza-CE. A ação ocorreu no mês de junho de 2019, participaram os 46 acadêmicos da área da saúde presentes no dia da palestra. A ação iniciou com a apresentação da equipe e dos objetivos da apresentação, em seguida foi exposto o conteúdo teórico referente ao engasgo e, logo após foi realizada uma demonstração prática em forma de teatro da assistência de enfermagem ao lactente em situação de engasgo. Para finalizar e avaliar os conhecimentos adquiridos pela plateia, foram aplicadas cinco perguntas sobre o conteúdo repassado. Utilizou-se slides, vídeos e manequim de um recém-nascido. Essa atividade possibilitou a escuta que, por sua vez, contribuiu para uma discussão mais solidificada, cujas dúvidas foram esclarecidas, dando espaço para a troca de experiências acerca do tema. A ação com os acadêmicos possibilitou aos palestrantes oferecer um espaço para troca de conhecimentos e construção de um saber conjunto dos alunos entre si e entre o profissional de enfermagem ali presente. A atividade educativa aos acadêmicos contribui para a conscientização da relevância do cuidado com a criança em situação de engasgo, refletindo numa melhor qualidade de vida, na possibilidade de identificação precoce dos casos e no repasse de informações através de um momento de demonstração com a peça teatral de como agir nesses casos. A ação de educação em saúde com os estudantes foi válida e extremamente rica, no âmbito pessoal e profissional, servindo para demonstrar a importância do emprego da criatividade e da renovação na implementação de uma assistência de saúde integral aos casos de engasgo como urgência pediátrica. Nessa oportunidade foi possível ensinar e aprender com eles, por meio de gestos, palavras e atitudes, além de ampliar horizontes para o processo de construção de uma assistência integral e humanizada. Portanto, se teve a oportunidade de abranger esses estudantes no seu contexto de vida, e na sua futura atuação profissional. Na perspectiva holística do cuidado, é necessário conversar, demonstrar e ensinar.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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