A gestão da qualidade consiste em uma modalidade de gestão baseada na participação de todos os integrantes, a qual procura a melhoria contínua para a satisfação do cliente e oferece vantagens para todos os envolvidos na instituição e para a sociedade. Dentre os profissionais destaques na categoria gestor, encontra-se o enfermeiro, por desenvolver ações diretas ao cliente, aliado ao gerenciamento dos processos de trabalho da equipe de enfermagem. O estudo objetiva analisar a produção científica sobre gestão da qualidade na área de Enfermagem, apontando os principais enfoques da prática em ambiente hospitalar. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, realizado por meio de uma revisão integrativa. A busca pelas publicações ocorreu no mês de julho de 2019, nas bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). Foram incluídos artigos completos disponíveis nos idiomas português, inglês ou espanhol, publicados de 2010 a 2019. Excluíram-se editoriais, cartas ao editor e resumos. Após leitura na íntegra dos artigos, foi preenchido um formulário estruturado contendo as seguintes variáveis: autores, ano de publicação, título, objetivos e tipo de estudo. Selecionou-se os artigos que correlacionavam a gestão da qualidade e enfermagem. Foram encontrados 104 artigos científicos elegidos nas bases de dados, por meio do uso dos descritores “gestão da qualidade”, “enfermagem” e “hospital”, utilizando o operador booleano AND. Destes, 16 publicações permaneceram após a filtragem, por atenderem aos critérios de inclusão. Observou-se maior frequência de estudos datados do ano 2019 (37,5%), o que pode ser atribuído à ampla procura atual por metodologias de gestão de qualidade estruturada aos resultados satisfatórios difundidos ao longo dos anos. Das temáticas mais abordadas, verificou-se a prevalência da Acreditação Hospitalar, em 43,7% dos estudos. A busca por um aprofundamento científico voltado para esse tema valoriza o trabalho do enfermeiro, por retratar a qualidade da assistência prestada, frente a sua efetiva liderança profissional e a consequente valorização pela equipe multiprofissional. Frente à grande responsabilidade do profissional enfermeiro, ressalta-se a necessidade de pesquisas realizadas na área de gestão, voltadas para nortear o trabalho dos profissionais. Destarte, as pesquisas selecionadas eram direcionadas majoritariamente para a implementação de ferramentas facilitadoras, atividades em grupo e avaliação da perspectiva dos trabalhadores. Assim, percebe-se a crescente valorização do enfermeiro gestor nas literaturas científicas atuais, o que é benéfico por estar atrelado a uma maior conduta de valorização da qualidade do serviço ofertado.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.