A educação em saúde é uma importante ferramenta de trabalho quando utilizada como meio de comunicação e problematização da realidade. A partir da mesma é possível desenvolver a troca de conhecimento, onde o saber profissional e o bom senso unem-se em benefício do senso comum. Através da educação em saúde pode-se sensibilizar uma população específica para uma determinada problemática que condiz com a sua realidade. Nesse contexto, a sala de aula é um local propicio para a sensibilização quanto a importância da educação em saúde. Dessa forma, o estudo tem o objetivo de descrever a vivência de estudantes universitários ao realizar educação em saúde através de um projeto de extensão. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência das ações desenvolvidas por um projeto de extensão intitulado “Juventude e Saúde”. O mesmo teve início em 2012 na Universidade Regional do Cariri, localizada em Iguatu-Ce. O projeto tem como objetivo principal promover educação em saúde nas escolas orientando e conscientizando adolescentes, sobre assuntos considerados importantes para sua faixa etária, quais sejam, alimentação saudável, sexualidade e drogas, bullyng, dentre outros. Participam das ações acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem que realizam oficinas com adolescentes de escolas públicas do ensino fundamental e médio, localizadas em Iguatu-CE. Em uma das ações, realizada em 11 de junho de 2019 com 20 adolescentes e 6 acadêmicos de enfermagem, escolheu-se a temática sexualidade. Inicialmente realizou-se um jogo de verdadeiro ou falso, com estudantes na faixa etária entre 12 e 14 anos, de uma escola pública de ensino fundamental, onde foram abordadas as temáticas puberdade, anticoncepção, uso correto do preservativo e higiene corporal. Em seguida, houve explanação do assunto utilizando linguagem adequada ao público alvo. Foi evidenciado que houve melhora no conhecimento, fato este observado pela compreensão dos alunos reproduzida no momento da atividade.Foi um momento engrandecedor experimentar aquele sentimento de dever cumprido, saber que fizemos diferença na vida dessas pessoas, não deixando de enfatizar o nosso crescimento dentro da universidade, o que nos motiva ainda mais a levar isso para após a graduação. A realização das ações de forma dinâmica com brincadeiras e jogos, possibilita uma melhor interação desse público, chamando sua atenção para essas questões. Ressalta-se a responsabilidade e o privilégio em poder contribuir no crescimento saudável e consciente deles, facilitar o acesso a informações além de formar um vínculo entre a extensão e o ensino, motivando e renovando o jeito de fazer educação em saúde. Sentimo-nos orgulhosos em fazer parte de um projeto que realmente faz a diferença.
Descritores: Educação em saúde, Adolescentes e Promoção da saúde
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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Português;
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