As tecnologias educativas consistem em um grupo de procedimentos sistemáticos que promovem a organização do sistema de educação, utilizando recursos tecnológicos. Estas vêm se tornando uma prática comum na área da saúde e da Enfermagem. Objetivou-se elaborar uma cartilha para a promoção do autocuidado da mulher no puerpério. Estudo metodológico por permitir a elaboração de uma tecnologia com orientações cabíveis a uma determinada população. A cartilha educativa foi elaborada no período de março a abril de 2019 contendo informações básicas para a promoção do autocuidado de mulheres no puerpério. Realizou-se uma busca de imagens relacionadas com o tema em sites de pesquisa, fazendo um link com cada etapa do cuidado no puerpério. O processo de designer e a escrita da cartilha foram realizados pelo Núcleo Integrado de Comunicação-NIC, da Universidade de Fortaleza. Sua versão final possui um total de 27 páginas, divididas em itens que contêm representações escritas e ilustrativas na forma de fotografias. A elaboração da cartilha foi dividida em quatro passos: 1º- Sistematização de Conteúdo: busca por conteúdos que tratassem da temática proposta, promoção do autocuidado de mulheres no período puerperal, a fim de se realizar a fundamentação cientifica; 2º- Organização do processo de construção da tecnologia- observada a viabilidade do tema, definido o título da cartilha e a sequência cronológica dos tópicos inseridos na mesma; 3º- Execução do processo de diagramação, designer gráfico, escrita dos textos e formatação- processo realizado pelo NIC, à medida que a equipe finalizava um tópico, enviava-nos para a aprovação ou para possíveis modificações até se alcançar a primeira versão da cartilha; 4º- Revisão e finalização da cartilha. O material é inovador, dispõe de conteúdo claro e objetivo, exclusivo as mulheres puérperas, com formato dinâmico, representada por ilustrações autoexplicativas, favorecendo uma leitura mais prazerosa e eficaz, pois optou-se pela utilização de fotografias, acreditando que desta forma o público alvo terá uma maior compreensão da temática proposta. Conclui-se que a cartilha é considerada um aporte relevante para se desenvolver e propiciar a prática do autocuidado da mulher no puerpério e facilitar as orientações realizadas pelos estudantes durante a consulta de enfermagem.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.