ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORES: Lia Rocha Lopes1, Luana de Sousa Oliveira2, Maria Caroline Silva Barreira2, Rones Alves Pinheiro2, Renata Carneiro Ferreira3.
INTITUICÕES: 1- Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza. Fortaleza, Ceará. Brasil. Apresentadora. 2- Acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza. Fortaleza, Ceará. Brasil. 3- Enfermeira. Docente da Universidade de Fortaleza. Fortaleza, Ceará. Brasil. Orientadora.
RESUMO: Segundo o Decreto 7.508 de 28 de junho de 2011 a atenção básica é a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a rede de atendimento à saúde, a qual deve ser o contato preferencial dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A implantação de mecanismos que monitorem as condições necessárias para execução do processo de trabalho torna-se fundamental, uma vez que o serviço prestado pelas equipes depende diretamente de suporte administrativo, da adequação de estrutura e organização das ações consoantes com os princípios do SUS. Objetiva-se com esse trabalho avaliar e refletir a estrutura de uma UBS, interligando a importância da organização para uma boa assistência. O estudo foi realizado durante as aulas práticas do módulo de gestão na graduação em enfermagem, em uma UBS, durante o período de 2018, baseado em um instrumento de avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Após a coleta foi visto que a unidade não possui parede e teto laváveis, divergindo do recomendado pelo Ministério da Saúde que preconiza pisos e tetos revertidos de matérias laváveis e de cobertura lisa, esta se recomenda evitar as calhas internas, embutidas e confinadas. Ademais, o acesso a internet no local é liberado para os profissionais através dos computadores, entretanto existem falhas do aparelho e/ou na internet que prejudicam o atendimento ao usuário, pois a consulta tende a demorar mais e/ou os profissionais de saúde não conseguem visualizar dados necessários para o andamento do atendimento. É visto também que existem lacunas a serem preenchidas em relação à biossegurança, como higienização das mãos e uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI), já que o local não possuía avisos com lembretes de como proceder a lavagem correta das mãos e/ou quando fazer, assim como muitos profissionais não utilizavam máscaras, gorros e/ou luvas como é preconizado na RDC n° 63 de 25 de Novembro de 2011. Conclui-se que o enfermeiro gestor é de suma importância na construção e no planejamento de um funcionamento adequado e qualificado das unidades básicas de saúde, e ainda que não seja necessário refletir somente acerca da prática assistencial, mas de toda a gestão que envolve a infraestrutura de uma unidade de saúde, pois este fator também influencia em um atendimento resolutivo e de qualidade.
DESCRITORES: Gestão de serviços de saúde. Enfermagem. Gestor de saúde.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.