A hemodiálise é uma das modalidades de tratamento que filtram e depuram do sangue substâncias indesejáveis para os pacientes que estão no último estágio da Doença Renal Crônica (DRC), entretanto, a principal complicação que ocorre durante a hemodiálise envolve alterações hemodinâmicas e remoção de um grande volume de líquidos em um espaço de tempo muito curto. Objetivou-se avaliar o entendimento do paciente renal crônico sobre os cuidados com seu “peso seco” e as implicações para a hemodiálise. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em uma clínica de hemodiálise no município de Maracanaú-Ce. O estudo teve a participação de 21 pacientes com DRC em atendimento clínico. Os critérios de inclusão foram pacientes maiores de 18 anos, sem exclusões. A coleta de dados ocorreu em fevereiro de 2019, através de uma entrevista semiestruturada. Identificou-se predomínio de pacientes masculino procedentes de Maracanaú, com idade média de 48 anos, pesando entre 43 a 90 quilos com tempo médio de quatro anos. A entrevista semiestruturada permitiu a criação de três categorias: conhecimento acerca do peso adequado e o máximo para a sessão de hemodiálise, autocuidado na ingestão de líquidos e complicações decorrentes do excesso de peso. Ao serem perguntados sobre o conhecimento acerca do peso no início da sessão, verificaram-se as seguintes falas: O máximo que posso chegar acima do peso seco é 4kg, pois já me sinto inchado, cansado...(E6); Eu sei que não pode chegar muito acima do peso, a máquina não tira...(E14). A sobrecarga volêmica e o excesso de sal têm forte associação com complicações na hemodiálise, sendo assim, o controle volêmico é bastante complexo a fim de minimizar alterações hemodinâmicas. Em relação ao autocuidado sobre a quantidade na ingesta de líquidos alguns citaram: Eu tento beber o mínimo possível, uns 500-600 ml (E9); Vai de acordo com a urina, se eu urinar 1litro, posso beber 1,5L, 500ml a mais...(E12). Quando o autocuidado é efetivamente realizado, a integridade estrutural e o funcionamento humano são mantidos, contribuindo para o desenvolvimento humano. Ao serem questionados sobre as complicações do excesso de peso, foram expressos os seguintes depoimentos: Não é bom não, pode ter cansaço e morrer de repente, o líquido pode ir pro coração e pulmão...(E4); Dá problema, vai aumentando coração, dá arritmia e falta de ar...(E5). Os riscos podem estar relacionados à condição clínica do paciente e podem ser frequentes no período intra e pós dialítico em decorrência do excesso de peso, tempo de diálise, entre outros. Após analisar a compreensão dos pacientes em hemodiálise percebeu-se que há um bom conhecimento sobre o autocuidado sobre o peso, porém foi percebida uma baixa adesão no controle do peso. Sugere-se estratégias trabalhar a adesão sobre o tratamento.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.