No esforço de ampliar a oferta de testagem e de ações de Prevenção Combinada entre as populações-chave e prioritárias para o HIV, o Ministério da Saúde do Brasil (MS) lançou, no segundo semestre de 2013, o Projeto “Viva Melhor Sabendo Combinando Escolhas”. As ações desenvolvidas são pautadas na estratégia de testagem rápida do HIV por fluido oral (TR-FO), em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSC), tendo como foco os segmentos populacionais mais afetados pela epidemia de HIV. Objetivou-se relatar a vivência durante uma ação do projeto “Viva melhor sabendo - combinando escolhas”. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, efetuado a partir da primeira intervenção do projeto “Viva melhor sabendo combinando escolhas”. Fato este que aconteceu no dia 20 de maio de 2019, no Centro de Referência da Ação Social (CRAS) Vila Neuma, no município de Iguatu – CE. Essa ação contou com a colaboração de 15 voluntários, dentre estes alguns membros da Associação de Travestis, Transexuais e Homossexuais de Iguatu (ATTRAHI), associação contemplada com o projeto. Bem como, assistentes sociais, enfermeiras, acadêmicas de enfermagem, cabeleireiras e design de sobrancelhas. Esses voluntários foram distribuídos nos atendimentos de triagem, coleta do material, cuidados de beleza, entrega de resultado/aconselhamento. Na oportunidade, foram atendidas 63 pessoas, dentre estas 15 homens e 48 mulheres, entre a faixa etária de 16 e 63 anos de idade. A realização das triagens e dos aconselhamentos em pares, oportunizou a percepção das vulnerabilidades que a população de um bairro marginalizado enfrenta. Verificou-se que a baixa renda atrelada a baixa escolaridade, questões de raça/cor, identidade de gênero e orientação sexual foram identificados como fatores para tais vulnerabilidades. Nesta ação realizou-se o teste de HIV por fluido oral, ações de educação em saúde, bem como a oferta de preservativos femininos, masculinos e géis lubrificantes. Também foram realizados atendimentos de corte de cabelo, hidratação, design de sobrancelhas e sorteio de brindes. Entendendo que o atendimento à saúde é multiprofissional, multidimensional e intersetorial para assim favorecer a construção do empoderamento dos sujeitos. A vivência contribuiu de forma significativa para a formação/reflexão dos voluntários envolvidos, pois propiciou o alinhando do aporte teórico à realidade da população. Uma vez que a imersão na comunidade é cercada de nuances contidas nas histórias e confidências compartilhadas dos indivíduos. Percebe-se com isso, a importância da ampliação e do fortalecimento de projetos desta natureza para que a rede de saúde remova as barreiras de acesso dessas populações aos serviços, acolhendo-as na sua integralidade, garantindo o acesso à saúde de qualidade e respeitando os direitos humanos.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.