RESUMO: A trombose de veias e seios venosos cerebrais é uma rara condição conhecida também como Trombose Venosa Cerebral (TVC), constituindo menos de 1% dos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). Apresenta uma variedade de manifestações clínicas o que dificulta seu diagnóstico e torna a TVC um distúrbio pouco conhecido. Esse estudo tem como objetivo aplicar a sistematização do processo de enfermagem ao paciente com diagnóstico de Trombose de Seio Transverso Bilateral. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, com foco na assistência de enfermagem a uma criança com TVC, durante o campo de estágio desenvolvido em uma instituição de referência em internação pediátrica, na cidade de Fortaleza, no Ceará, no período de maio de 2019. Este estudo foi realizado através de discursões entre a turma, sobre o Processo de Enfermagem (PE) nas seguintes etapas: Coleta de Dados; Diagnósticos de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Intervenções e Avaliação da Assistência proporcionada. Os dados foram coletados através da anamnese, exame físico e a partir de informações contidas no prontuário. Foram respeitados todos os aspectos éticos e legais previstos pela resolução 466/2016. Histórico: A.S. C, 11 anos, sexo masculino, pardo, estudante e natural de Fortaleza/CE. Internado por apresentar um quadro de discreta turvação visual bilateral, decorrente da Trombose. Apresentava coriza nasal, tosse seca, febre (não mensurada), um episódio de náuseas seguido de vômitos, hipóxia, dificuldades para se locomover sozinho e realizar as atividades de vida diárias. Após avaliação, discursão e organização dos dados relacionados ao paciente, foram determinados os problemas, com base nestes achados, foram identificados os diagnósticos de enfermagem: Risco de queda; Baixa autoestima situacional; Deambulação prejudicada; Conforto prejudicado. Os cuidados de enfermagem prioritários foram: auxiliar na deambulação, providenciar iluminação adequada, envolver o paciente no seu próprio cuidado, criar um ambiente calmo e de apoio, estabelecer vínculo entre profissional e paciente. Dessa forma, o reconhecimento dos DE nesses pacientes proporciona uma assistência mais eficaz, visto que possibilita o planejamento do cuidado, organizando-o e tornando-o mais singular para cada paciente, conforme os problemas e dificuldades evidenciados por cada um em particular. De tal modo, a elaboração desse estudo, viabiliza o acesso dos profissionais de saúde nas práticas de enfermagem acerca dessa temática, logo, que não há estudos numerosos sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem em pacientes com Trombose de Seio Transverso Bilateral, o que evidencia a necessidade e a relevância do enfermeiro na busca de estratégias para melhorar o cuidado e assistência nesses casos.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.