O câncer de útero é um tipo de neoplasia que seu desenvolvimento pode demorar anos, no exame preventivo é possível observar as alterações celulares que irão dar origem ao câncer. A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV - Papiloma Vírus Humano. O câncer de útero é o que mais prevalece na população feminina, sendo o terceiro tumor maligno (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o INCA. Em 2018 de acordo com o INCA a estimativa foi de 16.370 novos casos. Portanto é importante relembrar o quanto é necessário fazer o exame preventivo e o papel do enfermeiro nesse momento para informar a importância de não só fazer o exame, mas também de ir buscar o resultado. O estudo teve como objetivo relatar a experiência vivenciada diante de uma paciente com câncer terminal de útero. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvida por acadêmicos do 10º semestre do curso de enfermagem, a partir das práticas em campo do curso. Este estudo foi desenvolvido a partir do estágio da disciplina de ensino saúde do adulto e idoso em um hospital de atenção terciaria, localizada no município de Fortaleza - CE, em setembro de 2019. A experiência se desenvolveu em três momentos. Em um primeiro momento os acadêmicos realizaram a visita ao leito da paciente realizando exame físico e buscando criar um vínculo com ela através de uma conversa coloquial, mas sempre procurando dados importantes para realizarmos um melhor atendimento. A paciente nos relatou que um dos maiores desconfortos dela era a saudade que sentia do seu animal de estimação. No segundo momento os estudantes decidiram e planejaram juntamente com a acompanhante a construção de uma tecnologia que permitisse um contato visual com o animal de estimação. O terceiro momento se deu com a construção dessa ferramenta que estava baseada em uma sequência de imagens do animal com frases motivacionais como: “Eu sempre serei sua amiga”, com a intenção de proporcionar um certo mesmo que pequeno e apenas visual contato com o animal e que agisse como terapia e um conforto não só para sentir um pouco do animal querido, mas também de casa. Infelizmente não foi possível a implementação do plano terapêutico devido a progressão da enfermidade ter resultado no óbito da paciente. Este estudo foi relevante pois nos proporcionou uma experiência única, uma vivência riquíssima de conhecimento, nos mostrando o quanto é importante uma visão holística para proporcionar um acolhimento e a intervenção mais adequada de acordo com as necessidades do paciente. É importante ressaltar a importância da enfermagem no alívio do sofrimento, não apenas do paciente, mas também da família. Destacando também a importância do enfermeiro diante de passar a informação ao paciente, de educar e prevenir sobre o câncer e outras doenças.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.