A atenção em nível ambulatorial em saúde mental fornece assistência multidisciplinar, atendendo a pessoas com transtornos mentais leves a graves, constituindo-se de ambulatórios gerais e especializados (atenção às psicoses, transtornos afetivos, transtornos alimentares, programa de apoio à vida, atenção as pessoa idosa e egressos com outras comorbidades clínicas). O enfermeiro residente integrante da ênfase em Saúde Mental tem a oportunidade de realizar acolhimento e acompanhamento do paciente em crise a nível ambulatorial e hospitalar, atuar na promoção da saúde nos diversos contextos dos ambulatórios gerais ou especializados do serviço de psiquiatria e desenvolver o papel de articulador e apoiador para a equipe de enfermagem da enfermaria e do serviço de saúde mental do Hospital Universitário Walter Cantídio-HUWC/UFC. Nesse contexto surgiu à necessidade de reformulação do currículo da residência multiprofissional com ênfase na saúde mental da disciplina especifica de enfermagem para uma maior abrangência na aprendizagem, sendo realizado um relato de experiência cujo objetivo é relatar a experiência da reformulação da disciplina especifica de enfermagem, realizado de junho a outubro de 2019, no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará- UFC. A primeira reunião aconteceu com os preceptores e coordenador pedagógico em junho de 2019, a partir das necessidades sinalizadas pelos residentes, assim como as demandas do serviço. Para a formação foram estabelecidas que as disciplinas fossem estruturadas a partir de três eixos: assistência, gerência e ensino. A assistência de enfermagem em saúde mental envolveu na ementa os seguintes assuntos: 1.Evolução histórica de enfermagem em saúde mental; 2. Teorias de enfermagem e 3. Processo de enfermagem. O eixo sobre gerência envolveu os seguintes assuntos: planejamento/organização, liderança, comunicação e resolução de conflitos e instrumentos gerais. O eixo ensino englobou: processo ensino/aprendizagem; educação em saúde e coordenação de grupos. Participaram da disciplina as duas residentes de enfermagem, todos os enfermeiros do serviço e o coordenador pedagógico. As discussões contribuíram para o aperfeiçoamento profissional, consolidação dos protocolos de atendimento e reformulação dos instrumentos do serviço. É fundamental a criação de pontes entre a residência e a assistência para o fortalecimento e a atuação do enfermeiro em saúde mental. As disciplinas estão em andamento com o proposito de alinhar teoria e prática para os residentes, assim como viabilizar a atendimento no serviço, mantendo um referencial para a assistência ao paciente com transtorno mental.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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