A ansiedade pode ser entendida como sentimento vago e incômodo de desconforto ou temor, acompanhado por resposta autonômica com sentimento de apreensão causada pela antecipação de perigo. Quando se torna intenso e constante, esse sentimento ocasiona prejuízos à saúde. Dentre os universitários, as repercussões da ansiedade são prejudiciais uma vez que maiores níveis de ansiedade afetam negativamente o rendimento e, consequentemente, a formação acadêmica, podendo comprometer a atuação profissional. Como forma de enfrentamento, a Auriculoterapia, um procedimento da medicina tradicional chinesa para o tratamento de doenças que se efetiva por meio de pressões em acupontos determinados na orelha que geram repercussões em órgãos e sistemas, é uma prática que pode ser feita por profissionais capacitados, dentre estes, o enfermeiro. Assim, objetivou-se relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem sobre o uso da auriculoterapia no manejo da ansiedade. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. As sessões de auriculoterapia foram realizadas nos meses de julho e agosto na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em Redenção-CE. Participaram em média 40 estudantes em sessões semanais. Os materiais necessários foram: sementes de mostarda, álcool 70%, algodão, pinça, placa de auriculoterapia, mapa de acupuntura auricular. Os participantes foram orientados sobre possíveis intercorrências, como sensação de hiperemia ou edema na orelha, vertigem, prurido ou reação alérgica, e como proceder nessas situações. As sementes ficavam por até cinco dias na orelha. Os estudantes, inicialmente, foram resistentes a realização da auriculoterapia em razão do não conhecimento do procedimento, do receio das possíveis reações adversas e por ser uma terapia que não era realizada na universidade. Após um período de sensibilização, houve melhor adesão dos universitários, os quais mencionaram a importância de práticas como estas serem implementadas e divulgadas na universidade. Salientou-se que o curso de enfermagem pode proporcionar mais atividades como estas, com o intuito de mostrar para a comunidade universitária a relevância de práticas integrativas e complementares que possibilitam a melhora do quadro clínico. Entre as diversas facetas do cuidado, a auriculoterapia se mostra como uma forma de desenvolver práticas de promoção e manutenção da saúde, tratamento e cura de doenças que poder ser realizada pelo enfermeiro que tem como especialização latu sensu “Enfermagem em Práticas Integrativas e Complementares” reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem, ou ainda para enfermeiros que realizam formação em auriculoterapia, possibilitando uma atuação com um olhar integral e abrangente sobre a forma de exercer o cuidado.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.