A gestação é um período de intensas modificações em que são gerados inúmeros sentimentos, grandes expectativas, modificações fisiológicas e dúvidas frequentes. Nesse momento a mulher encontra-se receptiva às mudanças e às orientações que possam trazer benefícios ao nascimento e desenvolvimento saudável do bebê. O acompanhamento durante o pré-natal possibilita uma interação entre o profissional de enfermagem e a gestante com a finalidade de promover aconselhamento, segurança, apoio e esclarecer sobre suas dúvidas, incluindo os cuidados iniciais ofertados ao recém-nascido. O objetivo da pesquisa foi identificar quais os conhecimentos das gestantes sobre os cuidados oferecidos ao recém-nascido. Foi realizada uma revisão de literatura com levantamento de artigos nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (Medline). Foram utilizados os seguintes descritores: “Conhecimento’, “Gestação” e “Recém-nascido” encontrados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Os critérios de inclusão definidos para a seleção dos artigos foram: artigos publicados em português ou inglês; que estivessem na íntegra e indexados nos referidos bancos de dados nos últimos cinco anos. A amostra final desta revisão foi composta por oito artigos científicos. Os resultados apontaram que 50% (4) eram pesquisas qualitativas, 25% (2) eram relatos de experiência, 12,5% (1) pesquisa quantitativa e 12,5% (1) uma revisão de literatura. As gestantes apresentaram conhecimento insatisfatório sobre os cuidados oferecidos ao recém-nascido, com dúvidas sobre aleitamento materno (duração, complementação com outros alimentos), banho (temperatura da água, frequência), limpeza do coto umbilical (produtos utilizados), posição de dormir, cólicas, uso de perfumes, calendário vacinal, higiene bucal e higiene íntima do recém-nascido. Verificou-se que as gestantes possuem hábitos equivocados e sentimentos negativos perante os cuidados de saúde do recém-nascido, apresentando conhecimentos empíricos e com limitações. É fundamental que as mulheres recebam informações sobre os cuidados ao neonato através de uma equipe multiprofissional treinada durante todo o período gestacional. O enfermeiro ocupa uma posição importante durante o acompanhamento da gestante com a tarefa de garantir uma escuta ativa diminuindo suas dúvidas, além de entender e esclarecer sobre suas crenças e tabus, e assim contribuir para a redução da mortalidade infantil.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
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Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
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