A assistência de Enfermagem perioperatória aparece como uma proposta para sistematizar o cuidado em centro cirúrgico. O ovário constitui um local comum para cistos, podendo acontecer aumentos simples de constituintes ovarianos normais ou ainda em consequência do crescimento anormal do epitélio ovariano. Os cistos ovarianos são frequentemente detectados em um exame pélvico de rotina. Embora sejam tipicamente benignos, eles devem ser sempre avaliados. Descrever a relevância da implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória, frente a uma paciente submetida a Ooforoplastia videolaparoscópica. Trata-se de um trabalho do tipo descritivo na modalidade estudo de caso, que visa apresentar diagnósticos e implementações de enfermagem conforme a taxonomia NANDA em uma cirurgia de Ooforoplastia viodeolaparoscópica, por conta de um cisto de ovário. A coleta de dados ocorreu em um hospital público terciário de Fortaleza - Ce, no período de março a maio de 2018, realizando consulta ao prontuário, anamnese, exame físico do paciente e ainda uma pesquisa de literatura para embasamento teórico dos dados. Critérios de inclusão: Periódicos nacionais indexados nas bases de dados MEDLINE, SCIELO E LILACS, no período de 2010 a 2015 e em português. Critérios de exclusão: Artigos que estivessem duplicados, em língua estrangeira e que não abordassem a temática proposta. Após a consulta aos bancos de dados, os artigos foram lidos e analisados. Foram respeitados os aspectos éticos da pesquisa, como referenciar todo o material pesquisado, como também foi seguido a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, que regulamenta a pesquisa com seres humanos no país. Paciente 46 anos, feminino, consciente, orientada, acordada, verbalizando suas necessidades humanas básicas, deambulando, admitida para realização de uma Ooforoplastia. Foram evidenciados diagnósticos: Ansiedade relacionada com o diagnóstico do mioma, medo da dor, possível percepção da perda da feminilidade ou do potencial de reprodução; Risco de infecção relacionado à defesas primárias inadequadas e lesão por posicionamento perioperatório relacionado à imobilização; Integridade da pele prejudicada relacionada à fatores mecânicos, evidenciado por destruição de camadas da pele. Intervenções: Explicado todo o procedimento cirúrgico, deixando claro os pontos críticos e favoráveis a cirurgia; Necessidade de troca de curativo e atentar a sinais flogísticos evitando possíveis infecções; Verificado prescrição médica para alívio da dor e melhora do estado físico e psicológico da cliente. A Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória é um modelo assistencial que qualifica e assegura o cuidado repassado ao cliente, bem como qualquer outra área requer o conhecimento e habilidade necessária, afim de que o trabalho seja feito corretamente.
Descritores: Sistematização da assistência de enfermagem perioperatória, Ooforoplastia videolaparoscópica; NANDA.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.