TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA A PREVENÇÃO DE ÚLCERA VENOSA NAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHO

  • Autor
  • Ana Joyce Aragão Bezerra
  • Co-autores
  • Égila Rayane Pereira Beserra , Cíntia Mendes da Costa Coelho , Brena Maria da Silva Coelho , Luciana Catunda Gomes de Menezes
  • Resumo
  • Introdução: A estase venosa caracteriza-se pelo acúmulo de sangue, formando um coágulo dentro de um vaso sanguíneo venoso, mais comum nos membros inferiores e que pelo aumento da pressão nos vasos, o sangue extravasa para o interstício causando uma inflamação local, podendo evoluir para uma úlcera venosa. Esse é um dos problemas clínicos mais comuns encontrados nas pessoas em situação de rua, por passarem muito tempo do seu dia em pé ou andando pelas ruas e por não contarem com locais adequados para o repouso. Reconhecendo a importância das tecnologias educativas (TE) como ferramentas utilizadas por enfermeiros para promover ações de educação em saúde com o intuito de orientar a população para o autocuidado, essa pesquisa tem como Objetivo: Relatar a experiência de construir uma tecnologia educativa para a prevenção de úlcera venosa nas pessoas em situação de rua por meio da construção de uma história em quadrinho. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a construção de uma História em Quadrinho (HQ) como tecnologia educativa, realizada por acadêmicos do sexto semestre do curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro, em outubro de 2019. Resultado: A etapa da construção da HQ ocorreu em duas fases: 1) Embasamento científico para fundamentar a tecnologia e 2) Construção da Tecnologia educativa. Na primeira fase, foi realizado um levantamento por meio de uma Revisão Narrativa em artigos científicos e no Manual sobre o cuidado à saúde junto a população em situação de rua do Ministério da Saúde (2012). A fase de construção da TE foi desenvolvida no formato de HQ, utilizando o aplicativo PIXTON, contendo orientações em formato dinâmico, bem ilustrada e com uma leitura de fácil compreensão. A TE foi intitulada “Úlcera venosa nos moradores de rua: o que fazer”?, a mesma contém 6 páginas e abordou os seguintes aspectos: A definição e características da úlcera venosa; os tipos de tratamentos; e as medidas de cuidados para a prevenção da patologia. Conclusão: A construção da HQ exigiu por parte dos acadêmicos, bastante entendimento sobre as etapas e elementos que compõe essa tecnologia, desde o levantamento bibliográfico, design gráfico, elaboração dos personagens e do enredo. Contudo proporcionou a experiência da utilização do senso criativo e científico, resultando em um método dinâmico, facilitando o processo de aprendizagem do educando. Ademais trouxe significância das competências do enfermeiro como educador, capacitador, bem como construtor de artefatos que visam à promoção da saúde e prevenção de agravos na população. Referências: COSTA. M; GAMBA. M; PETR. V. Feridas – Prevenção, Causas e Tratamentos: 1. ed. Editora Santos, 2016. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual sobre o cuidado à saúde junto à população em situação de rua. Brasília – DF, 2012. 

  • Palavras-chave
  • Enfermagem; Educação em Saúde; Tecnologia Educacional; Promoção da Saúde.
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
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Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.

Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.

Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem

OBSERVAÇÕES GERAIS

1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.

1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.

1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.

1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.

1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.

1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br

 

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  • Destacamos que a não adequação a essas regras causa nulidade do resumo para avaliação da comissão científica.

 

Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.

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