A gravidez na adolescência é considerada um problema de saúde pública mundial e no Brasil, apesar de programas de combate, o número de gestantes adolescentes ainda é alto. Objetiva-se descrever a experiência dos acadêmicos de Enfermagem mediante assistência prestada a uma adolescente em puerpério imediato. Trata-se de um relato de experiência descritivo, de cunho qualitativo, realizado em uma maternidade de Fortaleza, em agosto de 2019, durante o estágio da disciplina de saúde sexual e reprodutiva. Paciente, 16a, G1, P1, A0. 2º DIH, por parto normal, em união estável com adolescente de 17 anos. Apresenta normalidade em avaliação e inspeção realizada. Verbaliza ansiedade e medo com a maternidade. Mamas simétricas, mamilos protusos, sem fissuras. Relata dificuldade e dúvida na amamentação, sentindo dor leve nas mamas por pega incorreta do bebê. Abdome globoso, involução uterina presente (globo de segurança de PINARD) e altura uterina 1cm acima da cicatriz umbilical. Linha nigra presente. Lóquios rubros moderados. Eliminações intestinais ausentes e vesicais presentes. Apresenta laceração com sutura no períneo. Segue sem sinais flogísticos, cicatriz limpa e seca. MMII sem edema, sinais de Homans negativo. SSVV estáveis. Foram elencados 03 diagnósticos de enfermagem principais: Medo, relacionado a insegurança, incerteza do futuro; Risco de amamentação ineficaz; Risco de paternidade ou maternidade prejudicados. As intervenções empregadas foram: esclarecer dúvidas e questionamentos sobre os cuidados com o bebê e cuidados no puerpério; monitorar o estado emocional; realizar orientações sobre amamentação (boa pega e prevenção de fissuras) e armazenamento do leite; compartilhamento de informações relacionadas a importância da construção de vínculo dos pais com a criança. Após intervenções, a puérpera apresentou maior segurança na amamentação, verbalizou mais segurança para realizar os cuidados com o filho e demonstrou aceitar bem as orientações oferecidas. Conclui-se que o enfermeiro tem um importante papel no cuidado à puérperas adolescentes, pois possui conhecimento técnico capaz de construir um cuidado personalizado através da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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