O Planejamento Familiar é o direito à informação, à assistência especializada e acesso aos recursos que permitam optar livre e conscientemente por ter ou não filhos, o número, o espaçamento entre eles e a escolha do método anticoncepcional mais adequado, sem coerção. (Brasil, 2002). A informação adequada é de fundamental importância, pois possibilita ao cliente exercer de seus direitos que é amparado pela Constituição Federal, em seu artigo 226, parágrafo 7º, e pela Lei 9.263, de 1996. A consulta de enfermagem no planejamento familiar embasa-se na orientação de todos os métodos contraceptivos disponíveis, deixando a mulher e o parceiro o livre árbitro para decidirem qual método usar, sempre exaltando a importância da associação do uso do preservativo, disponibilizando em todas as consultas. Visto que o Enfermeiro tem uma função fundamental na realização de atividades educativas, assim diminuir o índice de gravidez indesejada. Objetiva-se relatar a Experiência da Educação em Saúde por Acadêmicos de Enfermagem sobre Planejamento Familiar. Tratando-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por Acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Estácio do Ceará, durante o Estágio Supervisionado, em uma Unidade Básica de Saúde de Fortaleza, Ceará, em setembro de 2019. A Educação em Saúde deu-se em três momentos. Primeiro momento, uma dinâmica de quebra gelo, onde inserimos os usuários do serviço na dinâmica de forma lúdica. Segundo momento, deu-se início a abordagem do tema, com um banner ilustrativo sobre planejamento familiar e enfatizando todos os métodos contraceptivos disponíveis, relacionando benefícios e maléficos de cada método e frisando o uso associado do preservativo. Terceiro momento foi realizado uma dinâmica de fixação, com perguntas relaciona ao tema. Observou-se que durante a atividade desenvolvida, os clientes que aguardavam atendimento participaram ativamente, demostrando-se interesse e tirando sua duvidas, pelo tema e atividade proposta. Percebeu-se também a falta de conhecimento e informação da abrangência de métodos contraceptivos. Conclui-se por meio deste trabalho que os alunos puderam associar teoria à prática e contribuir para a educação em saúde com os clientes que estavam presentes, lhe passando informações essenciais e que fazem toda a diferença quando aplicada corretamente. A experiência vivenciada foi de grande importância para o nosso o conhecimento e para a nossa vida, durante esse trabalho a experiência foi válida e extremamente rica, permitindo perceber a importância das práticas educativas expostas aos clientes, os mesmos demonstraram ter compreendido o tema e qual método contraceptivo utilizar dentro da sua realidade e rotina. Com tudo, este trabalho serviu como uma experiência positiva enquanto acadêmicas propiciando uma aproximação dos acadêmicos com os usuários do serviço de Saúde na Unidade Básica.
Descritores: Educação em Saúde, Planejamento Familiar, Saúde da Mulher
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
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