Resumo: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um ambiente hospitalar destinado a pacientes graves, porém, que apresentem um quadro clínico recuperável. Este ambiente se traduz pela complexidade que apresenta em relação aos cuidados realizados a pacientes críticos, pelos frequentes procedimentos altamente invasivos, pela equipe multidisciplinar especializada, pelo risco de morte e pela separação entre o doente e a família. Sendo assim, parece ser considerado o espaço mais agressivo, tenso e traumatizante do hospital. Descrever a perspectivas dos visitantes sobre o acolhimento na unidade de terapia intensiva. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, A investigação foi realizada com visitantes de uma UTI de um hospital quaternário da cidade de Fortaleza-Ceará. A pesquisa obedece os aspectos éticos diante do parecer favorável do CEP de nº 2.089.974 do Hospital Geral de Fortaleza. Foram abordados 22 visitantes, obtendo 19 entrevistas, pois 03 negaram-se a participar. 17 eram familiares de 1º e 2º grau e 2 eram amigos. Os visitantes entrevistados neste estudo fazem parte de uma faixa etária de 18 a 66 anos. 47%(09) são do sexo masculino e 53%(10) do sexo feminino. 37%(07) são da zona rural e 63%(12) são da zona urbana. Ao trazer a palavra acolhimento para a entrevista, foi percebido que os familiares a compreendiam de formas diferentes. Alguns conseguiram relacionar corretamente o acolhimento deles como visitantes na unidade, porém, outros relacionaram o acolhimento do paciente pela equipe de saúde. Alguns visitantes até ampliaram a resposta, relatando o acolhimento desde o primeiro contato de emergência com outras instituições até chegar à UTI. Alguns visitantes trouxeram relatos de valorização da orientação recebida pelos profissionais que acolhem na entrada da unidade, informando as maneiras de proteção individual que precisam ter, desde uma simples lavagem das mãos até o uso dos EPI’s quando necessário, e ainda relataram que se sentiram confortáveis por serem direcionados de forma pessoal até o leito do seu doente. O fator informação foi citado por alguns familiares relacionando ao acolhimento. Relataram ter percebido um desencontro de informações gerada entre a portaria principal do hospital e a entrada da unidade, assim como um familiar falou da necessidade de que alguém explicasse para ela a quem ela deveria se dirigir durante a visita para coletar informações sobre o seu doente. Este estudo possibilitou um novo olhar para esse momento tão relevante que é a visita familiar. Após a realização das entrevistas, foi possível olhar para aquelas pessoas em sofrimento e pensar um pouco mais no contexto em que elas vivem. A relação entre profissionais e visitantes ficou explícita como um dos fatores mais relevantes para a visita familiar.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.