A doença renal crônica (DRC) é um termo geral para as alterações que afetam a estrutura e as funções renais, com múltiplas causas e múltiplos fatores de risco. É uma doença de curso prolongado, na maior parte do tempo assintomática, o que faz com que o diagnóstico seja realizado de maneira tardia. Nesses casos o principal tratamento é a hemodiálise. As ligas acadêmicas proporcionam ao discente complementar a sua formação em uma área específica de seu interesse. Apoiada no tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão, as ligas acadêmicas dão ao estudante, ainda na universidade, a oportunidade de vivenciar experiências teórico-práticas que contribuirão na sua trajetória profissional. O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de uma discente do curso de graduação em enfermagem como membro da Liga Acadêmica de Enfermagem em Nefrologia da Universidade Federal do Ceará (LAEN-UFC). Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na vivência como membro da LAEN-UFC, no período de junho de 2018 a junho de 2019. Entre as principais atividades teórico-práticas realizadas pela LAEN-UFC destacam-se as extensões no ambulatório de transplante renal e no setor de hemodiálise do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC) em Fortaleza-CE, onde os discentes acompanham as atividades desempenhadas pela equipe de enfermagem, também são realizadas atividades de educação em saúde sobre fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como a DRC, que abordam, entre outros temas, diabetes, hipertensão, alimentação e hábitos saudáveis, com a realização de serviços gratuitos à população como a aferição de pressão arterial e medição de glicemia. Aliadas às atividades de extensão da liga, estudos de caso, pesquisas e capacitações internas contribuem para a formação das bases teóricas acerca do tema. Conclui-se que a experiência vivenciada por meio da LAEN-UFC proporcionou à discente habilidades e conhecimentos que contribuíram na sua formação acadêmica como futura enfermeira, através de conhecimentos específicos quanto às funções e patologias renais, sobre a atuação do enfermeiro na área de nefrologia, sobre a importância das atividades de educação em saúde, entre outros.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.