O comportamento suicida é um grande problema de saúde pública em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo, anualmente. Mediante uma ocorrência de tentativa de suicídio, a vítima deve receber um socorro especializado em virtude do seu estado emocional. Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) envolvem-se constantemente em ocorrências dessa gravidade. Objetivou-se identificar por meio da literatura científica, como ocorre o atendimento ao paciente com ideação suicida, por profissionais do SAMU .Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com busca eletrônica realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) em setembro de 2019, utilizando o cruzamento dos seguintes descritores: Atendimento pré-hospitalar, Tentativa de suicídio e SAMU pelo operador booleano AND. Na busca inicial foram encontrados 138 artigos. Os critérios de inclusão foram disponibilidade de texto completo, ano de publicação e tipo de documento, obtendo uma amostra de 30 artigos. Foram excluídos artigos repetidos e que não contribuíssem com a formulação do trabalho, resultando em 7 artigos. Os artigos analisados demonstram que as ações no atendimento ao comportamento suicida objetivam a atenção integral do paciente. Deve-se conhecer o perfil dessas vítimas e a situação que se encontram. Para o atendimento, o primeiro passo é o desligamento das sirenes e strobo dos veículos. Após a chegada ao local, os profissionais devem utilizar o método ACENA, que avalia ambiente, sujeitos, paciente e rede social, segurança dos profissionais, paciente e terceiros e nível de consciência do cliente. Deve-se afastar qualquer estímulo que possa piorar ou estimular estresse no ambiente. Ao abordar o paciente, o profissional definirá um mediador para formar um vínculo com ele, aproximar-se serenamente e explicar a razão dessa aproximação, ofertar apoio emocional e ouvir, verificar histórico de ameaças e tentativas anteriores, histórico de tratamento mental, oferecer e negociar formas alternativas de enfrentar a situação, incentivando a tranquilização e analisar outras maneiras de resolver o problema. O atendimento fornecido pelo SAMU é realizado juntamente da Polícia Militar (PM). O SAMU utiliza o suporte policial durante os atendimentos às crises em que as vitimas possuam atitude violenta e ou agressividade, garantindo proteção da equipe. Assim sendo, neste estudo identificou-se que as estratégias de atendimento dos profissionais do SAMU são essenciais para promoção da vida dos usuários do serviço, pois é a primeira classe profissional notificada. O suporte deve ser dado o mais rápido possível. Sugere-se então, a continuidade de pesquisas que busquem e mostrem os benefícios da humanização para com o paciente suicida, dentro do contexto de urgência e emergência, pois contribui para a prevenção de próximas tentativas e um possível ato fatal.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.