Ser gestor está diretamente ligado ao planejamento de metas e objetivos, como também de organizar e dirigir as atividades das equipes, avaliando os seus resultados e provendo incrementos ao processo, buscando sempre melhorá-los. A liderança é uma habilidade que inerentemente possui características como o compromisso, honestidade, flexibilidade, positividade, empatia e o respeito a si e perante os próximos que acabam influenciando diretamente a capacidade de liderar as pessoas e de alcançar determinados objetivos. Os profissionais de enfermagem durante sua formação acadêmica e na sua prática profissional acabam de forma natural trazendo para si o conceito de liderança e a essência da enfermagem que é o cuidar. Este artigo possui o objetivo de analisar os profissionais de enfermagem como gestores e líderes e sua inter-relação com o cuidado. O levantamento bibliográfico foi realizado no período de janeiro de 2009 até setembro de 2019, por método de consulta direta na plataforma Google Acadêmico. Foi usado como critério de inclusão artigos em português que tinham como seu principal objetivo a gestão na saúde e que haviam sido publicados nos últimos dez anos. Como critério de exclusão, descartamos artigos internacionais e o que estavam fora do período e temática escolhida. Após a escolha e leitura dos artigos foi realizada a coleta de dados. A enfermagem tem alcançado uma posição de destaque na área da saúde nas últimas décadas, e está crescendo em relação ao desenvolvimento da disciplina, fornecendo então uma maior consistência ao corpo de conhecimentos. A gestão em enfermagem é hoje vista como uma área onde é necessária formação própria e habilidades especiais. O enfermeiro possui subsídios para desenvolver uma liderança de sucesso, visto que possui os princípios da essência da liderança enraizados em sua filosofia profissional. Entretanto em enfermagem ainda parece ser vista por alguns profissionais como uma função independente, desprendida do foco da enfermagem: o cuidado. Portanto, com a visão de alguns enfermeiros sobre o cuidado e a enfermagem, acaba por gerar uma desconsideração do conceito de cuidar durante o processo de liderança podendo assim proporcionar um ambiente desfavorável tanto à equipe quanto a assistência ao cliente. Dessa forma, percebemos que, assim como a assistência, a liderança, que também consiste em uma ação da enfermagem, deve fundamentar-se no alicerce da profissão, o cuidado. A partir do conceito de liderança pelo cuidado, poderão ser obtidos novos avanços significativos da relação do cuidado entre os profissionais que compõem a equipe e entre os profissionais e clientes.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
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