RESUMO: Lavar as mãos é considerado um ato simples e uma medida de prevenção contra várias doenças, podendo, inclusive, salvar vidas. Uma grande quantidade de organismos entra em contato com o nosso corpo inicialmente pela mão. Isso acontece porque a mão frequentemente está em contato com superfícies que podem estar contaminadas. Com isso, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda os 5 momentos para higiene de mãos: Momento 1: antes de contato com o paciente; Momento 2: antes da realização de procedimento; Momento 3: após risco de exposição a fluidos biológicos; Momento 4: após contato com o paciente; Momento 5: após contato com áreas próximas ao paciente, mesmo que não tenha tocado o paciente. Cuidando direta ou indiretamente do paciente. A lavagem das mãos pode ser feita com água e sabão ou para uma limpeza ainda maior, utilizam- se agentes antissépticos, como o álcool 70%. Esse trabalho tem o objetivo de descrever a experiência de educação em saúde sobre os cinco momentos da higienização das mãos. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicas de enfermagem. Foi elaborado em um hospital de referência do município de Fortaleza, Ceará. Participaram da ação os profissionais que trabalham no local, como médicos, enfermeiras, técnicas. O estudo atendeu os preceitos da Resolução N°466/2012 do Conselho Nacional de Saúde que trata de ética em pesquisa envolvendo seres humanos. Tivemos a participação de um grupo de estudantes de enfermagem e outro de técnicos de enfermagem. Foi realizado um teatro sobre os cinco momentos da higienização das mãos, com duas enfermeiras, que uma delas fazia a técnica correta e a outra fazia a técnica errada. Em seguida, apresentamos a paródia da música “Metralhadora”, que foi escrita por uma das funcionárias do hospital. Quatro integrantes se vestiram com roupas de TNT e foi colado imagens de bactérias bem atrativas e coloridas, para chamar a atenção do público que estava participando. Montamos uma coreografia, umas participantes do teatro ficaram ensinando a maneira correta de higienização das mãos, enquanto a música tocava no ambiente. E as pessoas que estavam vestidas de bactérias ficaram dançando na frente, com duas integrantes tentando eliminá-las. O público interagiu bastante e relataram a sua opinião sobre o tema proposto. Conseguimos passar de forma clara e lúdica sobre a temática apresentada. A realização dessa educação em saúde teve um valor grandioso, pois sabemos que muitos profissionais mesmo sabendo as técnicas corretas de higienização das mãos, não realizam de maneira correta ou acabam se acomodando com o passar dos anos. É sempre bom alertar sobre os riscos que podem ser levados aos pacientes ou até mesmo para os próprios profissionais que, com uma simples atitude podem salvar muitas vidas.
DESCRITORES: Educação em saúde, desinfecção das mãos, educação em enfermagem.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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Editor responsável pela publicação:
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