A comunicação interatrial é considerada uma cardiopatia congênita (CC) e se manifesta a partir de uma ligação por meio dos átrios, através de uma abertura do septo interatrial, ocasionando um hiperfluxo pulmonar. A drenagem anômala das veias pulmonares (DVPA) é uma anormalidade congênita rara resultante de falhas ao formar as veias pulmonares, na qual, pode se apresentar de diferentes formas anatômicas. A DVPA pode ser caracterizada como total, quando todas as quatros veias pulmonares não drenam para o átrio esquerdo, ou parcial. O presente estudo tem como objetivo ampliar o conhecimento diante da rara associação entre estas duas cardiopatias. Estudo descritivo, tipo estudo de caso que ocorreu na enfermaria pediátrica de Pronto-Socorro Cardiológico, em setembro de 2019. Os dados foram obtidos através da revisão do prontuário, relatórios anexados e análise de resultados de exames complementares. Paciente masculino, lactente com 11 meses, nascido de parto cesárea com 3300g, a termo, com apgar 8/9 e sem nenhuma intercorrência durante a gestação, com alta após 72h do nascimento em amamentação ao seio com boa aceitação. Em uma consulta de puericultura de rotina, aos 5 meses de idade, foi observado a presença de sopro cardíaco, logo, foi encaminhado para o pediatra e posteriormente para o hospital. Foi realizado o ecocardiograma transtorácico, evidenciando ampla Comunicação Interatrial (CIA) ostium secundum (OS), com grande repercussão hemodinâmica, dilatação importante das câmaras direitas, no decorrer do tempo seus sintomas são dispnéia,palpitações, e infecções respiratórias, entretanto por ser do tipo OS na faixa etária pediátrica será mais difícil de apresentar sintomas significativos. Desta forma, diante deste quadro, é de extrema importância a Sistematização da Enfermagem (SAE) ao direcionar seus cuidados para perfusão tissular prejudicada, padrão respiratório ineficaz, débito cardíaco diminuído e risco de nutrição alterada, visando a melhoria da qualidade de vida do paciente. A equipe médica relatou dificuldades encontradas para o fechamento do diagnóstico pois se trata de uma cardiopatia mista e rara, na qual o ECO não expõe muitas especificidades. O diagnóstico resultou de uma CIA com drenagem anômala das veias pulmonares total (DAVPT) e mista, indicando a cirurgia de correção como conduta terapêutica. A DAVP mista é a mais rara das anomalias dentre essas, sendo caracterizada por apresentar a drenagem anômala das veias pulmonares em mais de um local no aparelho circulatório. Durante a pesquisa, notou-se que há uma deficiência na literatura relacionada às associações entre CC, principalmente entre as citadas acima, sendo de extrema importância o conhecimento para melhorar a sistematização de enfermagem e a assistência integral ao paciente cardiopata.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.