Higienização das mãos é um procedimento obrigatório e crucial na assistência à saúde, principalmente à pacientes internados em unidades de terapia intensiva. Assim, é necessário um bom relacionamento entre profissionais e acompanhantes para que juntos consigam diminuir os riscos de infecções aos pacientes hospitalizados. Desta forma, esse trabalho tem o intuito de relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em uma capacitação sobre higienização das mãos em uma UTI, na qual foi utilizada simulação realística como método de aprendizagem, realizada em um laboratório de enfermagem de uma Universidade Federal, onde acadêmicos receberam simultaneamente instruções na qual teriam que orientar acompanhantes sobre higienização das mãos por meio de passo a passo do procedimento, bem como técnicas , tempo de realização de cada tipo de higienização e quais materiais utilizar, como água, sabonete, agente antisséptico ou preparações alcoólicas líquidas ou em gel. Além das importâncias de tais hábitos, visto que as mãos são membros de fácil colonização de microorganismos, tornando-se assim essenciais na prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde e no combate a proliferação de microorganismos multirresistentes. Como resultado, os acadêmicos tiveram como principais dificuldades o pouco tempo de 30 minutos para a elaboração de uma estratégia educativa, mas esse tempo foi importante para simular uma situação de emergência na necessidade de realizar uma educação em saúde. Além disso, houve dificuldade na elaboração sobre o tema proposto pois em seu terceiro semestre letivo ainda não haviam entrado em contato com as disciplinas de laboratório de habilidades práticas e semiologia, que são a base para aprender princípios e conceitos essenciais para elaborar uma boa ação educativa prática em saúde. Não obstante, os acadêmicos, apoiando-se nos seus conhecimentos adquiridos na disciplina de Educação em saúde, disciplina do segundo semestre da graduação de enfermagem, conseguiram simular a ação e falar sobre importância da higienização das mãos para acompanhantes de pacientes internados em UTI, relatando, assim, ao fim da simulação, um grande desafio que foi de extrema riqueza de conhecimento e crescimento acadêmico. Com esta simulação desenvolvida pela Liga Acadêmica de Enfermagem em Cuidados Críticos, treinaram-se habilidades importantíssimas dentro de uma UTI no que diz respeito à higienização das mãos, permitindo aos discentes a possibilidade de ter contato com diferentes situações e aprender como agir diante delas, garantido a segurança do paciente e a prestação de um cuidado com qualidade.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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