Sabe-se que o aleitamento materno tem relação direta com o crescimento e desenvolvimento adequado da criança e maturação do sistema imunológico, além de ser rico em aporte nutricional, e ter gerado impacto positivo na redução da mortalidade infantil. Além dos benefícios na saúde da criança, o aleitamento materno também gera vantagens na saúde da mulher, como perda gradual do peso, auxílio na involução uterina, método anticoncepcional natural e proteção contra o câncer de mama. Porém, mesmo como todas essas benfeitorias, atualmente temos nos deparado com o desmame precoce, onde muitas mães acabam não compreendendo a importância da amamentação e por não conseguirem superar suas dificuldades, desistem de amamentar. Então, em consequência disso são necessárias intervenções educativas pautadas na conscientização e empoderamento dessas mulheres. Objetiva-se relatar a experiência de uma educação em saúde acerca da importância da amamentação. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em uma Unidade de Atenção Primária em Saúde - UAPS em Aracati-CE, no mês de agosto de 2019, em representação ao agosto dourado onde é dedicado a incentivar as mulheres ao aleitamento materno. Ocorreu durante o estágio no Programa Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária da Universidade Federal do Ceará. Realizou-se educação em saúde, envolvendo a participação de 05 gestantes que aguardavam a consulta de pré-natal na Unidade. A atividade aconteceu na sala de espera com duração de 35 minutos. Primeiramente realizou-se uma dinâmica onde foram levantados mitos e verdades sobre a amamentação. Posteriormente, utilizou-se recursos de mídias digitais para uma aula expositiva com profissionais das áreas de Enfermagem, Medicina e Odontologia falando sobre a importância do ato de amamentar para a mãe, desenvolvimento do bebê, higienização oral e armazenamento do leite. Em seguida foi aberto um momento tira dúvidas e foi finalizado de um lanche. Constatou-se que muitas mulheres não tinham conhecimento sobre os benefícios reais que a amamentação oferece tanto para elas quanto para o bebê; e as principais dúvidas eram quanto à ordenha do leite, posições para amamentar e pega correta. Foi visto que a ação educativa proporcionou diálogos, troca de experiências e esclarecimento de dúvida, além de educar essas mulheres sobre as condutas adequadas. Conclui-se que a experiência foi extremamente relevante para as acadêmicas, pois ressaltou a necessidade por parte das gestantes de obter maiores informações por meio de diálogos abertos. Além de gerar autonomia enquanto ainda acadêmicas na condução de uma ação educativa, podendo vivenciar a importância da relação entre o enfermeiro e a comunidade.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.