Introdução: As Ligas Acadêmicas são entidades que visam atividades de pesquisa, ensina e assistência, construído por grupos de alunos de diferentes semestres da graduação sob a orientação e supervisão de profissionais e professores vinculados a Instituição de Ensino Superior com o objetivo de promover conhecimento e atuação dos estudantes em áreas específicas permitindo aproximação com as especialidades (MONTEIRO, 2008). A liga acadêmica de saúde da criança e do adolescente foi desenvolvida para que acadêmicos de diversas áreas da saúde possam atuar diretamente em contato com a criança e ao adolescente, além de possibilitar atuação em um posto de coleta de doação de leite humano e orientações para gestantes e puérperas sobre o processo de amamentar. Objetivos: Relatar as atividades desenvolvidas pela liga acadêmica de cuidados a saúde da criança e do adolescente (LACUCA) em um posto de coleta de leite humano em um Centro Universitário de Fortaleza/Ceará. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a atividade desenvolvida pela liga acadêmica de cuidados a saúde da criança e do adolescente em uma sala de amamentação de um Centro Universitário de Fortaleza- Ceará durante o segundo semestre de 2019. Resultados: Uma das atividades proposta aos alunos integrantes da liga acadêmica é a participação integral na sala de amamentação e posto de coleta de leite humano, onde os alunos passaram por um treinamento e seguem uma escala de atendimento. Os alunos, prestam cuidado de enfermagem para as puérperas na ordenha e ingurgitamento mamário e outras fissuras. A puérpera ao chegar passa por uma triagem e cadastramento para doação de leite, após, é explicado para ela como é o processo de ordena manual e também temos o auxílio da bomba de leite eletrônica se ela, assim, preferir. Orientamos também antes da ordenha a higiene e a importância do uso do EPI’S para retirada do leite. A sala de apoio a amamentação é uma importante ferramenta de inserção dos alunos na prática e manejo das diversas situações clinicas. Além, de servir de apoio para essas puérperas. Conclusão: Conclui-se que a liga acadêmica visa a pesquisa e o ensino, mas também proporciona a interação dos estudantes com a comunidade, possibilitando assim um aperfeiçoamento técnico dos alunos envolvidos.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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