A inserção dos acadêmicos de enfermagem na consulta com pacientes surdos revela-se de grande importância para construção da formação dos futuros profissionais que tem a experiência de atender e acolher esses pacientes, realizando o pré-natal e fortalecendo a empatia, que tem pouca visibilidade. O universitário tem como prática aplicar os procedimentos e técnicas da profissão durante a consulta, tendo em vista a não dominância da Língua de Sinais. O presente trabalho visa relatar a experiência de acadêmicas em enfermagem no Centro de Atenção Primária, vinculado a um Centro Universitário da cidade de Fortaleza-Ceará em uma consulta de pré-natal com uma paciente surda, que ocorreu no mês de setembro de 2019. Estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O cenário do estudo é considerado referência de assistência para os pacientes que possuem esse tipo de deficiência, tendo o auxílio do interprete para que haja uma comunicação adequada. Paciente, R. Dona de casa, G02P01A00, com IG 29 s 1 d, com vacinas em dia, sinais vitais estáveis, 63kg. Os resultados revelaram que a estratégia que foi empregada pelas universitárias estabeleceu a inclusão da mesma na consulta e facilitou a compreensão. Apesar da mesma não apresentar parâmetros de sobrepeso, demonstrava dificuldades da importância de ingerir determinados alimentos, foi necessária a utilização de imagens de alimentos básicos, informando para a gestante a importância da ingestão de frutas, verduras, legumes e água. Além de apresentar dentição prejudicada pela falta de orientação dos cuidados com a higiene oral. Além disso, orientações das boas práticas do parto foram lhe ressaltadas, através de um intérprete, para um atendimento de qualidade, mais empático e integral para as pacientes surdas. Conclui-se que o principal obstáculo enfrentado pelas acadêmicas de enfermagem na consulta no que se refere à saúde com a paciente surda está relacionado à barreira da língua. A consulta foi uma experiência enriquecedora na formação das estudantes na perspectiva de trazer para sua responsabilidade a possibilidade da inclusão do surdo ao acesso à informação e, consequentemente, a busca ao cuidado integral.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.