A Diabetes Mellitus tipo II é uma doença caracterizada pelo excesso crônico de açúcar no sangue, o que desencadeia uma série de complicações, sendo o pé diabético uma delas. Essa doença é um dos principais motivos para amputação dos membros inferiores, destacando, assim, a importância de instrumentos de fácil compreensão para exposição do tema e para efetiva prevenção da conseqüência dessa doença. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da construção de um folder para a prevenção do pé diabético. O instrumento titulado como ‘’Cuidados com os pés’’ trata-se de um folder, a partir de cuidados relatados em livros e artigos sobre maneiras e atitudes de prevenir o pé diabético e uma conseqüente amputação do mesmo. No primeiro momento, foi pesquisado sobre principais tipos de orientações para prevenção do pé diabético, por exemplo, como deve-se observar, limpar e cortar as unhas, como deve ser feita a hidratação, além dos tipos de meias e calçados mais apropriados. No segundo momento, ocorreu a montagem do folder, onde foram utilizadas várias figuras para exemplificar as ações, bem como para tornar a linguagem mais acessível e clara, além de frases curtas e simples, para não tornar o folder cansativo e de difícil compreensão. Em um terceiro momento, o material foi apresentado para uma banca avaliadora composta por acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. A banca avaliadora mostrou-se muito participativa durante exposição do instrumento. O folder mostrou-se eficiente para passar a informação, pois apresentou além de figuras e fotos, frases curtas e de fácil compreensão, possibilitando um maior entendimento e fixação do assunto por parte dos pacientes. Conclui-se que a construção de ferramentas em educação em saúde é fundamental para a capacitação de pacientes portadores de doenças crônicas como o Diabetes Mellitus tipo II, haja vista que o pé diabético é uma problemática evitável, desde que se tenha o cuidado adequado. Além disso, a construção dessas ferramentas tem significativa importância para a formação do enfermeiro, pois é uma forma de desenvolver e trabalhar com estratégias que facilitem a compreensão e aprendizado dos pacientes, promovendo o autocuidado.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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