ESTRATÉGIA EDUCATIVA COM PACIENTES DE HANSENÍASE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Lucas da Silva Alves
  • Co-autores
  • Larissa Rodrigues da Silva , Maria Caroline Silva Barreira , Maryanna Santos Bezerra , Mayenne Myrcea Quintino Pereira Valente
  • Resumo
  • A hanseníase, conhecida antigamente como Lepra, é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. Possui como agente etiológico o Mycobacterium leprae, bacilo que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos. A hanseníase continua sendo mundialmente um importante problema de saúde, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle. Dentre estas, tem-se as atividades educativas em saúde que caracterizam-se por ações voltadas para a promoção da saúde, utilizadas para enfrentar os problemas de saúde existentes, por meio da articulação técnica e popular, visando conduzir não apenas conhecimentos cognitivos lineares, mas comportamentos e atitudes. O objetivo é relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem na execução de uma atividade educativa sobre hanseníase. Trata-se de um relato de experiência sobre educação em saúde abordando a importância da adesão ao tratamento da hanseníase e avaliação dos contatos de uma unidade dermatológica de referência do município de Fortaleza-CE. A atividade educativa utilizou como recursos flips cards e distribuição de panfletos aos participantes, sendo realizada no mês de agosto de 2019 com duração de 30 minutos. Participaram 06 pacientes em tratamento de hanseníase e três contatos. Verificou-se o interesse pela temática a partir da participação ativa dos participantes, no qual foram retiradas dúvidas sobre o assunto. Observou-se que ainda há uma carência de conhecimento sobre a doença, quando questionados por alguns participantes acerca dos aspectos que envolvem o tratamento da hanseníase e cuidados e condutas que se deve ter com os contatos dos pacientes em tratamento. Entende-se, portanto, a importância da realização de atividades educativas como uma estratégia para sensibilização sobre a temática, retirada de dúvidas dos pacientes, vigilância epidemiológica e controle da hanseníase. Além disso, observou-se que os recursos utilizados para estratégia, flips cards, são recursos que facilitam a realização da atividade e podem ser utilizados como recursos eficazes para as práticas educativas. 

  • Palavras-chave
  • Hanseníase. Educação em Saúde. Enfermagem.
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
Voltar Download

Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.

Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.

Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem

OBSERVAÇÕES GERAIS

1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.

1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.

1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.

1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.

1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.

1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br

 

ATENÇÃO:

  • Não serão aceitos resumos pelo correio ou por fax.
  • Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de não aceitação do trabalho.
  • Destacamos que a não adequação a essas regras causa nulidade do resumo para avaliação da comissão científica.

 

Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.

  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ANESTESIOLOGIA
  • ECONOMIA DA SAÚDE (Gestão de Projetos de Investimentos)
  • EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
  • EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA EM SAÚDE
  • ENFERMAGEM AEROESPACIAL
  • ENFERMAGEM AQUAVIÁRIA
  • ENFERMAGEM DERMATOLÓGICA (Feridas; Queimados; Podiatria)
  • ENFERMAGEM EM ACESSO VASCULAR E TERAPIA INFUSIONAL
  • ENFERMAGEM EM ASSISTÊNCIA DOMICILIÁRIA (Home Care)
  • ENFERMAGEM EM AUDITORIA
  • ENFERMAGEM EM CAPTAÇÃO, DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS
  • ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Hemodinâmica; Perfusionista)
  • ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
  • ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO (Recuperação Pós-anestésica)
  • ENFERMAGEM EM CUIDADOS PALIATIVOS
  • ENFERMAGEM EM DIAGNÓSTICO POR IMAGENS (Endoscopia digestiva; Radiologia e lmaginologia)
  • ENFERMAGEM EM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS (Doenças tropicais)
  • ENFERMAGEM EM ENDOCRINOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM ESTÉTICA
  • ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA
  • ENFERMAGEM EM FARMACOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM GENÉTICA E GENÂMICA (Reprodução Humana Assistida)
  • ENFERMAGEM EM GERENCIAMENTO E GESTÃO
  • ENFERMAGEM EM HEMATOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM HEMOTERAPIA
  • ENFERMAGEM EM INFORMÁTICA EM SAÚDE (Sistema de Informação)
  • ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA
  • ENFERMAGEM EM NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA
  • ENFERMAGEM EM OFTALMOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA (Oncologia Pediátrica)
  • ENFERMAGEM EM OTORRINOLARINGOLOGIA
  • ENFERMAGEM EM PESQUISA CLÍNICA
  • ENFERMAGEM EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
  • ENFERMAGEM EM PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA (Saúde da Família e Comunidade; Saúde Pública; Saúde Ambiental; Pneumologia Sanitária)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (Aleitamento Materno; Neonatologia; Pediatria; Hebiatria; Saúde escolar)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DA MULHER (Ginecologia; Obstetrícia)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO ADULTO (Clínica Médica; Clínica Cirúrgica)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO HOMEM
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO IDOSO (Geriatria; Gerontologia)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE DO TRABALHADOR (Saúde Ocupacional)
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE INDÍGENA
  • ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL (Enfermagem psiquiátrica)
  • ENFERMAGEM EM SEXOLOGIA HUMANA
  • ENFERMAGEM EM SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM-SAE
  • ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA (Adulto; Cardiológica; Neurológica; Pediátrica; Neonatologia)
  • ENFERMAGEM EM TERAPIA NUTRICIONAL E NUTRIÇÃO CLÍNICA (Alimentação e Nutrição na Atenção Básica; Nutrição Enteral e Parenteral)
  • ENFERMAGEM EM TRAUMATO-ORTOPEDIA
  • ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA (Atendimento Pré-hospitalar; Suporte Básico de Vida; Suporte Avançado de Vida)
  • ENFERMAGEM EM UROLOGIA
  • ENFERMAGEM EM VIGILÂNCIA (Sanitária; Epidemiológica; Ambiental)
  • ENFERMAGEM FORENSE
  • ENFERMAGEM HIPERBÁRICA
  • ENFERMAGEM NO MANEJO DA DOR
  • ENFERMAGEM OFFSHORE
  • ENSINO E PESQUISA EM BIOÉTICA
  • ENSINO E PESQUISA EM ENFERMAGEM
  • ENSINO E PESQUISA EM ÉTICA
  • GESTÃO EM DIREITO SANITÁRIO
  • GESTÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Comissão Organizadora:

  • Gilmar Júnior (Presidente do Evento)
  • Antônio Fernando Fernandes (Presidente da Faculdade IDE)
  • Nathalia Melo (Presidente da Comissão Executiva do CBEE)
  • Rúbia Carneiro (Comissão Organizadora do CBEE)

Comissão Científica:

  • Francisca Juliana Grangeiro Martins Capistrano
  • Francisco Antonio da Cruz Mendonça
  • Karine Bastos Pontes Sampaio
  • Keylla Márcia Menezes de Souza
  • Maria Dayse Pereira
  • Pedro Henrique dos Santos Messias
  • Raquel Silveira Mendes
  • Ricardo Siqueira
  • Roberta Meneses Oliveira
  • Susana Beatriz de Souza Pena
  • Ticyanne Soares Barros

 

 

Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002

Periodicidade de Publicação: 

Anual;

 

Idiomas aceitos para os artigos publicados: 

Português;

 

Editor responsável pela publicação:

Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)

Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100

Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.

 

Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:

Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.

Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.

Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.

Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.